A tarifa de táxis de Natal foi reajustada pela prefeitura do município. Devido a essa mudança de valores, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) informou na manhã desta quarta-feira 4 que os mais de mil táxis que circulam na capital precisam passar por vistoria do órgão após a alteração de tarifa ser realizada nos taxímetros.
O cronograma de verificação dos instrumentos se inicia nesta quarta-feira e se estende até 3 de novembro. O instituto ainda afirmou que a verificação é obrigatória para que o táxi possa trafegar regularmente.
O ajuste do taxímetro deverá ser realizado apenas por oficina autorizada pelo Ipem/RN, após o serviço o taxista deverá agendar a vistoria pelo site https://servicos.rbmlq.gov.br/. O agendamento seguirá o número de ordem do táxi, fornecido pela Prefeitura Municipal do Natal. Após a verificação do taxímetro, pagamento da taxa de serviço, no valor de R$ 52,18 e o instrumento estando conforme, o taxímetro receberá novo lacre e selo de verificação e poderá circular regularmente.
“Como para realizar o ajuste de tarifa as oficinas permissionárias precisam regular o taxímetro, uma nova verificação se faz necessária para a garantia de que o equipamento está funcionando corretamente e para aplicação de novo lacre e selo, mesmo para os taxistas que já realizaram vistoria este ano. A verificação do Ipem/RN é muito importante, pois ela certifica se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro”, explica o diretor-geral do Ipem/RN, Hugo Araújo.
O Ipem/RN ressalta que, em caso de descumprimento dos prazos, o veículo estará irregular e o taxista poderá ser autuado e multado por utilizar equipamento não vistoriado.