BUSCAR
BUSCAR
Política

“Taveira fez gestão desastrosa, desmantelada e desorganizada”, diz Fativan Alves

Vereadora cobra de prefeito um pedido de desculpas à população “por todo o dinheiro arrecadado e não devolvido à população”
Redação
06/12/2024 | 09:11

A vereadora Fativan Alves (PSD) criticou, durante a sessão ordinária na Câmara de Parnamirim nesta quinta-feira 5, a administração do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira Cunha (União Brasil) e afirmou que a gestão é “desastrosa, desmantelada e desorganizada”. Com oito anos de mandato, a vereadora disse que, durante todo o período como parlamentar, “foi apresentando à população o desgoverno dessa gestão”.

“Mês de dezembro, finalizando o nosso mandato, os questionamentos são os mesmos. Gestão DDD, desastrosa, desmantelada e desorganizada. Infelizmente, são oito anos que a gente está aqui à frente e sabendo do grande sofrimento da população com esse descaso”, completou.

"Taveira fez gestão desastrosa, desmantelada e desorganizada", diz Fativan Alves - Foto: José Aldenir/Agora RN
"Taveira fez gestão desastrosa, desmantelada e desorganizada", diz Fativan Alves - Foto: José Aldenir/Agora RN

Fativan ainda citou a crise na saúde pública de Parnamirim, denunciada por outros vereadores da Câmara, que falaram sobre falta de reagentes para exames de hemogramas, médicos com salários atrasados desde julho e ambulâncias inoperantes. “Passamos esse tempo todo sem ter as cirurgias eletivas. Agora, os raio-x, um mês funciona, três meses não. Inclusive, já houve o conserto do raio-x. Se paga um profissional lá na UPA e infelizmente não tem o serviço para a população”, disse.

Ela também falou sobre a possível data de compra para os reagentes para hemogramas ser no dia 20 de dezembro. “Mais um fake news dessa gestão. Algo que a gente não pode mais acreditar. Como é que no final de uma gestão vai se comprar dia 20?”, questionou.

A vereadora também cobrou que a gestão de Rosano Taveira pedisse desculpas à população de Parnamirim por não conseguir resolver os problemas no município. “Pelo menos no finalzinho da sua gestão pedir desculpa ao povo por todo o dinheiro arrecadado no município de Parnamirim e não ter sido devolvido à população”, concluiu.

“Gestão desastrosa”: Vereadores de Parnamirim denunciam crise na saúde pública

Outros vereadores de Parnamirim denunciaram o colapso da saúde pública no município e afirmaram que a situação afeta diretamente a qualidade de vida da população e coloca em risco a integridade dos profissionais da área. Segundo as denúncias, feitas na quarta-feira 4, há falta de reagentes para hemogramas, aparelhos de Raios-X sem funcionar por falta de dosímetros, médicos com salários atrasados desde julho, ambulâncias inoperantes, unidades básicas de saúde e a única UPA da cidade com sérias deficiências estruturais.

O vereador Gabriel César (PL) destacou o não funcionamento dos equipamentos. “Não tem reagentes na UPA de Nova Esperança, os pacientes não conseguem fazer o exame de sangue, ou precisam ser encaminhados para outros hospitais”, afirmou. Ele criticou a falta de estrutura nas unidades de saúde. “O aparelho de raio-X está lá, mas não funciona porque falta o dosímetro, e a situação da infraestrutura é desesperadora”.

“Os médicos estão até se reunindo para tentar consertar as ambulâncias, que estão sem manutenção básica, como a troca de óleo e peças essenciais. O atendimento está sendo prejudicado, especialmente no litoral, onde as ambulâncias não funcionam e os pacientes acabam sendo encaminhados para outros municípios ou para serviços sobrecarregados, como o Walfredo Gurgel”, disse.

Segundo o vereador Dr. César Maia (MDB), os profissionais do programa Mais Médicos não recebem pagamentos há meses, o que afeta a continuidade do serviço. “São 29 médicos que não receberam a contrapartida municipal, que é um valor simbólico, mas essencial para que eles possam continuar trabalhando em Parnamirim. É um total desleixo com os profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população”, frisou.

O vereador Irani Guedes (Republicanos) expressou a indignação com a situação nas unidades de urgência e emergência. “Não é só a UPA de Nova Esperança que está sem reagentes e medicamentos, a situação é a mesma em outras unidades, como em Pirangi, onde médicos tiveram que fazer uma ‘cota’ para consertar as ambulâncias”, denunciou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte
O Inmet também destaca possíveis riscos, como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas
12/01/2025 às 16:27
Ex-vereador de Lagoa de Pedras morre em explosão de caminhão-tanque em São Paulo
Aos 37 anos, Gean não conseguiu escapar das chamas e morreu carbonizado
12/01/2025 às 14:25
Parnamirim tem abastecimento de água reduzido neste domingo 12
Suspeitos teriam retirado cabos e peças do equipamento, causando redução no abastecimento de água
12/01/2025 às 13:30
Boletim de balneabilidade mostra 49 trechos do litoral do RN próprios para banho
Dois trechos de rios (Rio Pirangi-Pium e Rio Pirangi) estão classificados como impróprios
12/01/2025 às 13:18
PM prende mulher e apreende arma de fogo na cidade de Ceará-Mirim
Ação aconteceu após a equipe ser acionada para atender a uma ocorrência envolvendo um casal que estava brigando fisicamente
11/01/2025 às 17:31
Suspeito de tráfico de drogas é preso no Parque Industrial em Parnamirim
Ação ocorreu durante patrulhamento de rotina pela Rua Rio Paraíba
11/01/2025 às 10:27
Praias do litoral potiguar estão próprias para banho neste fim de semana, aponta Idema
Relatório apontou dois trechos de rios em Parnamirim que estão impróprios para banho
11/01/2025 às 08:48
Suspensão de voos em Mossoró preocupa, mas reformas trazem otimismo ao setor
Segundo a deputada Isolda Dantas (PT), aeroporto passa por reformas e deve receber voos de maior porte em breve
11/01/2025 às 05:32
Batalhão Rodoviário realiza prisão por embriaguez ao volante em Nísia Floresta
Homem de 40 anos foi encaminhado à delegacia de polícia em Parnamirim
10/01/2025 às 17:18
Governo do RN assina contrato para construção da Casa da Mulher Brasileira em Natal
Equipamento oferecerá atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, desde o acolhimento até o acesso a serviços integrado
10/01/2025 às 17:10