Policial militar e especialista em segurança pública, Subtenente Eliabe (PL) tenta uma vaga na Câmara Municipal de Natal para focar em iniciativas na área. Ele, que já foi deputado estadual, atuou como voz efetiva a favor das polícias. O candidato a vereador pretende fortalecer a Guarda Municipal.
“Acredito que a segurança pública é um tema transversal, não apenas do ponto de vista da polícia. As forças policiais são indispensáveis na garantia da proteção das pessoas, mas existem outras ações que devem ser colocadas em prática que também vão garantir a segurança das pessoas”, disse ele, em entrevista ao AGORA RN.
Eliabe atuou no 4º Batalhão de Polícia Militar e na Polícia Rodoviária Estadual, ambas na Zona Norte de Natal. Ingressando na Luta de Classes, foi presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares por três mandatos consecutivos. Esteve à frente de conquistas históricas para os militares estaduais, como a Lei de Promoção de Praças e a Lei do Subsídio.
Deputado estadual entre 2021 e 2022, Subtenente Eliabe assumiu um papel fiscalizador nos campos da educação, saúde e infraestrutura, sendo autor de 15 leis aprovadas e de mais de 300 requerimentos ao longo do período de mandato na Assembleia Legislativa. “A gestão municipal não dialoga com a gestão estadual, e assim a população sofre. Hoje, Natal vive um atraso que só tem penalizado a população. E o que pode ser feito para melhorar é promover o comprometimento entre as forças políticas”.
“Aprovamos uma lei que garantiu a igualdade de acesso às vagas de mulheres na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Aprovamos uma lei que aumentou a idade máxima de ingresso na PM e no Bombeiros de 30 para 35 anos. Além disso, aprovamos uma lei que reconheceu o grau tecnólogo como ensino superior para ingresso na corporação, favorecendo os concurseiros. Essas medidas favoreceram mais de três mil pessoas que ingressaram nas Forças de Segurança”, afirmou.
Eliabe destaca ainda a aprovação da lei que cria o Selo Social Empresa Amiga da Mulher. “Vamos lutar para que ela seja colocada em prática. O objetivo dessa iniciativa é premiar as empresas públicas e privadas que se destacam, por exemplo, no combate ao assédio moral e sexual dentro das empresas e que reconheçam a importância das mulheres no mercado de trabalho”.
Concurso para Guarda Municipal e ocupação das bases policiais
Agora, Subtenente Eliabe busca dar continuidade ao trabalho focado na capital potiguar. “Infelizmente, a violência crescente na nossa cidade tem impedido Natal de crescer. Sem segurança, não tem educação, não tem saúde ou mobilidade. É por isso que eu quero ser vereador de Natal, para lutar por uma cidade onde os natalenses se sintam seguros para criar suas famílias, abrir seus negócios e viver com mais dignidade”, pontuou.
Uma das principais bandeiras do Subtenente Eliabe será o fortalecimento da Guarda Municipal de Natal. “O último concurso foi em 2005, nós temos uma Guarda com efetivo escasso, deveria ter no mínimo de 1,5 mil a 2 mil integrantes, mas tem pouco mais de 300. Então vamos recompor o efetivo, abrindo concursos, e também fortalecer na questão dos equipamentos e da valorização profissional”, frisou.
Ele ressalta que as bases policiais localizadas em diferentes bairros da cidade estão abandonadas.
“Através de parceria com o Estado, vamos conseguir que a Guarda Municipal ocupe esses espaços, com estrutura adequada para fazer policiamento nas ruas”, sugeriu.
O candidato reforça que tem um projeto que possibilita que as instituições de ensino públicas e privadas sejam uma via de combate a essa violência. “Devem comunicar às autoridades, aos poderes constituídos, qualquer indício de violência praticada contra crianças e adolescentes. O objetivo aí é ter mais uma rede de proteção, aumentar a rede de proteção”.
Ele deseja ainda revitalizar praças públicas, modernizar a iluminação, possibilitar a construção da terceira ponte na Zona Norte de Natal, defender o porte de arma e escolas cívico-militares como opção para a população, além de propor a criação de um fundo municipal específico para investimentos na prevenção e combate à violência.
“A metade da população está na Zona Norte. As outras três regiões administrativas contabilizam 25 equipamentos de segurança, que são batalhões, delegacias e dupla de policiais, cavalaria, etc. Já a Zona Norte de Natal tem um batalhão de área. Isso é uma prova flagrante da falta de prioridade na Zona Norte. É por isso que é uma das regiões da cidade que tem um alto índice de violência, vamos defender essa população”, projetou.