BUSCAR
BUSCAR
Política

Styvenson aponta surgimento de novas facções: “Só o que dá certo no RN é o crime”

Senador cobra ações de combate à criminalidade ao governo estadual
Redação
26/11/2024 | 05:11

O senador Styvenson Valentim (Podemos) apontou, em publicação nas redes sociais no domingo 24, o surgimento de novas facções criminosas no Rio Grande do Norte. “Parece que só o que vem se instalar aqui é facção criminosa. Só o que dá certo nesse Estado é o crime. E o Estado?”, questionou ele.

Styvenson Valentim teceu críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) em relação ao combate ao crime organizado. “Qual foi a ação enérgica, contundente, eficiente que o Governo do Estado, com as forças de segurança, fez para conter isso? Conteve? Parece que não. E aí a gente tá adiante agora de duas facções. Uma que já veio de dentro da que existia, são dissidentes, estão se ameaçando nas redes sociais pelas redes sociais, sem esconder o rosto”.

O senador criticou a sensação de insegurança no Rio Grande do Norte, mencionando que nem nas ruas, nem no transporte público as pessoas se sentem protegidas. “Tu se sente seguro? Ou você se sente cada vez mais inseguro com a propaganda das facções? A minha pergunta é bem simples para Fátima, governadora incompetente, a que não faz nada, destruidora. A que mente, junto com o secretário de segurança, com os outros secretários também. Qual foi a medida? Qual foi a solução? Parece que negocia com eles, parece que gosta de dialogar, de conversar”, questionou.

Ele relembrou crises anteriores, como a queima de ônibus e ataques a prédios públicos, considerando que as ações do governo foram insuficientes para resolver os problemas de segurança. Em 2017, por exemplo, uma série de rebeliões e confrontos ocorreu no sistema prisional do RN, resultando em um número significativo de mortes. As rebeliões começaram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e se espalharam para outras unidades prisionais. A principal causa das rebeliões foi a disputa entre facções criminosas rivais dentro das prisões.

“Esse povo foi para onde? Aterrorizou a gente aqui, fez o que fez, tocou o terror, queimou o ônibus, desmoralizou a segurança pública, ameaça o nosso turismo porque ninguém quer vir para um estado, para uma capital que não tem a segurança pública. Deixa a gente atormentado, amedrontado até hoje, sofre as consequências disso”.

Nova facção. Há um ano, o delegado da Polícia Civil de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, afirmou que uma nova facção estava criando força no RN. Ele havia revelado que estaria ocorrendo um conflito entre facções no interior do estado. À época, o juiz Henrique Baltazar corroborou a informação de que havia um rompimento entre participantes de uma facção já existente no território potiguar.

“Estão sendo apurados os detalhes [da nova facção]. Que é fato, é. O que se sabe é que tem um racha no Sindicato do Crime, e em razão disso, começa a surgir uma guerra entre eles, entre os que racharam e os que ficaram. Já há notícias de possíveis atentados e mortes no estado, mas ainda não conseguiu-se fazer a vinculação”, relatou Henrique Baltazar, que é titular da Vara de Execuções Penais de Natal.

A nova facção seria chamada “Comando 84”, e representa insegurança para a população potiguar. “O perigo é que eles comecem a se matar, e que pessoas inocentes sejam atingidas no fogo cruzado, assim como o aumento de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) no RN”, comentou Baltazar.

Senador Styvenson Valentim (PODE) / Foto: José Aldenir - Agora RN
Senador Styvenson Valentim (PODE) / Foto: José Aldenir - Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Recife supera governo estadual em cargos comissionados após reforma administrativa
Ampliação de 423 novos cargos eleva total para 3.555, superando os 3.378 do governo de Pernambuco
26/01/2025 às 09:21
Bolsonaro recua sobre possibilidade de lançar Michelle à Presidência em 2026
Bolsonaro acredita que esposa deve ser candidata ao Senado
25/01/2025 às 16:03
Vereador de Mossoró dispara em sessão tensa na Câmara Municipal: “Sou bom de bofete”
Vereadores de Mossoró aprovam pacote de reforma administrativa com 185 novos cargos, criando secretarias e escritórios de representação fora da cidade. MP alerta para inconstitucionalidade.
25/01/2025 às 11:52
Reajuste do magistério e funcionalismo marca início da gestão Antônio Henrique em Ceará-Mirim
Câmara Municipal aprova por unanimidade reajustes salariais para professores, motoristas e servidores provinciais
25/01/2025 às 07:18
Assú quer se fortalecer como referência em agricultura e energias renováveis
Gestão municipal aposta em infraestrutura e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico
25/01/2025 às 05:52
Taveira deixou dívida de R$ 337 milhões em Parnamirim, identifica gestão Nilda
Levantamento preliminar aponta irregularidades fiscais e obras inacabadas; valor pode aumentar após conclusão do relatório
25/01/2025 às 05:05
STF aprova R$ 27,4 mi para reforçar segurança
Decisão foi unânime e tem objetivo de acelerar planejamento de modernização de equipamentos e infraestrutura de segurança após atentado a bomba
24/01/2025 às 18:36
“Bolsonaro só considera candidato quem é parente dele”, diz Marçal
Em entrevista à CNN, o ex-presidente afirmou que Marçal é "carta fora do baralho"
24/01/2025 às 16:31
Gestão assuense terá protagonismo do PT e abertura para adversários que queiram contribuir, diz Lula Soares
Prefeito também prometeu manter a proximidade com as lideranças estaduais e federais para garantir investimentos no município
24/01/2025 às 12:37
Perfil de Jair Bolsonaro no X é invadido e faz post sobre criptomoeda
Carlos Bolsonaro se manifestou sobre o caso afirmando que a conta está no processo de tentativa de recuperação
24/01/2025 às 11:21