BUSCAR
BUSCAR
Justiça

No STF, cinco ministros votam por manter Robinho na cadeia

Julgamento está a um voto de obter maioria pela manutenção da prisão; somente Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-atleta
Redação
16/11/2024 | 13:18

Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de manter o ex-jogador Robinho preso. Como a Corte é composta por 11 magistrados, o julgamento está a um voto de alcançar maioria pela manutenção da prisão. Até o momento, somente um ministro votou pela soltura do ex-atleta.

Robinho está preso desde março na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre pena por estupro. O julgamento virtual teve início na última quinta-feira 15 e os ministros têm até o dia 26 para registrarem seus votos.

Robinho, ex-jogador da Seleção Brasileira / Foto: Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images
Robinho, ex-jogador da Seleção Brasileira / Foto: Ryan Pierse - FIFA/FIFA via Getty Images

Neste formato de julgamento, não há debate entre os ministros. Eles apresentam seus votos de forma escrita em um sistema eletrônico do tribunal.

A última a votar, na manhã deste sábado 16, foi a ministra Cármen Lúcia. Em seu voto, a magistrada tratou sobre a impunidade em caso de crimes contra mulheres.

“Mulheres em todo o mundo são submetidas a crimes como o de que aqui se cuida, causando agravo de inegável intensidade a quem seja a vítima direta, e também a vítima indireta, que é toda e cada mulher do mundo, numa cultura, que ainda se demonstra desgraçadamente presente, de violação à dignidade de todas. A impunidade pela prática desses crimes é mais que um descaso, é um incentivo permanente à continuidade desse estado de coisas de desumanidade e cinismo, instalado contra todas as mulheres em todos os cantos do planeta, a despeito das normas jurídicas impositivas de respeito ao direito à vida digna de todas as pessoas humanas”, diz o voto da ministra.

Além de Cármen Lúcia e do relator do caso, Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin. O único a votar pela liberação do ex-jogador foi o ministro Gilmar Mendes.

A defesa de Robinho alega que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não tem competência para autorizar a prisão imediata do ex-jogador. Sustenta ainda que a Constituição Federal estabelece ao STJ a competência de processar e julgar a homologação de sentenças estrangeiras.

Em seu voto pela manutenção da prisão, o relator Luiz Fux rebateu a tese da defesa: “Considerados os fundamentos expostos ao longo deste voto, não se vislumbra violação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de normas constitucionais, legais ou de tratados internacionais, a caracterizar coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente, tampouco violação das regras de competência jurisdicional.”

Fux acrescentou que, ao determinar o início do cumprimento da pena a Robinho, fixada pela justiça italiana, o STJ “deu cumprimento à Constituição e às leis brasileiras, aos acordos firmados pelo Brasil em matéria de cooperação internacional e às normas que regem a matéria, com especial atenção ao fato de o paciente ter respondido ao processo devidamente assistido por advogado de sua confiança e ter sido condenado definitivamente à pena de 9 anos de reclusão por crime de estupro – o qual, no Brasil, consta da lista de crimes hediondos”.

Gilmar Mendes, porém –que votou pela soltura do ex-atleta– afirmou em seu voto que o instrumento jurídico que permitiu a transferência da execução da pena de Robinho da Itália para o Brasil não poderia ser usado no caso de Robinho.

“A não incidência do instituto da transferência da execução de pena à espécie ora decidida não gera impunidade alguma, pois nada impede que a lei brasileira venha a alcançar a imputação realizada na Itália contra o paciente”, disse Gilmar.

Ainda não registraram os votos os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça e Flávio Dino.

Com informações da CNN Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Potiguar Felipe Bunes tem primeira vitória no UFC
Representando a equipe Pitbull Brothers, Bunes finalizou o americano Jose Johnson com uma chave de braço em apenas dois minutos de luta
12/01/2025 às 15:37
Estreia no Potiguar: ABC encara o Laguna no Frasqueirão
Confronto marca início de jornada estadual para equipes no estádio Frasqueirã
12/01/2025 às 11:39
Globo e Força e Luz estreiam no Campeonato Potiguar
Confronto será neste domingo 12, às 15h, no Barretão, em Ceará-Mirim
12/01/2025 às 11:13
América enfrenta São Paulo na busca por vaga na terceira fase da Copinha
Partida será neste domingo 12, às 19h, com transmissão pela Cazé TV
12/01/2025 às 10:49
América estreia no Campeonato Potiguar com goleada sobre o Baraúnas
Alvirrubro venceu por 5 a 0 na Arena América; Thiaguinho marcou dois gols, incluindo um voleio
12/01/2025 às 07:13
Diretoria do ABC negocia com o Internacional/RS e consegue percentual do zagueiro Bebeto
clube acabou não renovando com o jogador, o que permitiu que o clube gaúcho assinasse um pré-contrato com o atleta
11/01/2025 às 09:55
Lula faz doação para ‘vaquinha’ da Neo Química Arena e desmente que Pix será taxado
Receita Federal ampliou a fiscalização de transações financeiras em 2025, mudança que gerou uma onda de desinformação nas redes sociais
11/01/2025 às 05:58
Campeonato Potiguar da temporada 2025 inicia neste sábado
Sábado 11 terá jogos em Natal e Goianinha; clássicos da primeira fase já têm datas definidas
11/01/2025 às 05:40
ABC é eliminado da Copinha após derrota para o Votoraty-SP
Equipe potiguar termina em terceiro lugar no grupo com três pontos
10/01/2025 às 19:01
Clubes da fase de grupos são definidos; América representa o RN
Clube alvirrubro entra na fase de grupos após bicampeonato estadual; CSA e Moto Club garantem últimas vagas
10/01/2025 às 05:43