BUSCAR
BUSCAR
Abril Verde

Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal

Campanha Abril Verde busca incentivar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
Redação
03/05/2024 | 15:17
Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal 2
Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal – Foto: Divulgação

O encerramento da campanha Abril Verde em Natal aconteceu nesta quinta-feira 2, em ação realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, no auditório do Centro Universitário FACEX – UNIFACEX.

Durante o mês de abril, foram realizadas ações no município com a intenção de incentivar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de reforçar o direito a um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso entre empregadores e trabalhadores.

Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal
Durante do "Abril Verde", foram realizadas ações no município com a intenção de incentivar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho - Foto: Divulgação

“Sabemos todos como é importante falar sobre a saúde do trabalhador e compreender, junto aos diferentes atores, quais os planos e quais as ações que cada um vem somando. Por isso e muito mais, seguimos todos e todas unindo forças nesse evento, para construirmos um SUS cada vez mais forte.”, comenta Fernanda Oliveira, diretora do Cerest Natal, em seu discurso de boas-vindas ao público que compareceu ao evento.

A mesa de abertura foi composta por Cláudio Gabriel, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no RN, Carla Falcão, diretora do Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST), Fernanda Oliveira, diretora do Cerest Natal e Joice Torres, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal 1
Solenidade marca o encerramento da Campanha Abril Verde em Natal – Foto: Divulgação

A solenidade foi marcada por uma roda de conversa sobre o tema: Transtornos Mentais e Adoecimentos no Ambiente de Trabalho: Quem somos? Como estamos? E o que queremos? O evento contou com a presença da psicóloga Ana Carolina Varela, falando sobre os riscos psicossociais e saúde mental; Edmilson Castro, da Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (SUVIST), expondo um pouco sobre as notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado do Rio Grande do Norte; Carlos Vilela, da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), articulando sobre a vigilância de saúde da população exposta ao uso de agrotóxicos e as implicações na saúde mental; além da presença de Renoir França, psicólogo do Cerest Natal, que conversou um pouco sobre a temática: A vida é agora: futuro, empatia no trabalho e a psicologia da angústia.

O dia foi marcado também pela oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), desenvolvida pela equipe do Centro de Práticas Integrativas Complementares (CERPIC), para o público presente na ação de encerramento da campanha.

“O Cerest teve a felicidade de promover um evento plural, rico e com a diversidade que não poderia faltar. Com falas que trouxeram, desde a arte presenteada pelo CERPIC, até discussões fundamentais tratando da saúde mental inserida no contexto do trabalho, reforçando. O evento contou com a riqueza de provocações que disseram de um fazer saúde integral e universal. Da música aos dados estatísticos acerca dos marcadores de saúde, a imersão nos diferentes saberes fez do evento produtivo e exitoso para todos os presentes”, finaliza a diretora do Cerest Natal sobre o evento.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal

O Cerest Regional de Natal presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária qualificada para munícipes de Natal e assim como dos demais municípios pertencentes à 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte.

Para ter acesso ao atendimento no Cerest, a pessoa deve procurar o centro nos casos de relação de seu adoecimento com o trabalho, ou todo paciente que durante seu atendimento, pelas características de sua história clínica e ocupacional, leve o profissional de saúde a suspeitar da relação entre o trabalho e seu adoecimento.

A unidade está localizada na Av. Deodoro da Fonseca, S/N, no bairro Petrópolis, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

Natal Restaurant Week começa no dia 7 de junho
Evento chega à capital potiguar, do dia 7 de junho a 7 de julho
29/05/2024 às 11:54
Banda potiguar Novelie aposta no rock e ganha destaque na cena local
Novelie conta sobre início da carreira e planos para o futuro em entrevista para a Cultue
29/05/2024 às 11:43
Tiago Iorc fala sobre show em Natal, carreira e parceria com Anitta: “Tão bonita”
Cantor se apresenta no Teatro Riachuelo no dia 9 de junho
29/05/2024 às 11:35
Conheça a influenciadora potiguar Luisa Souto, a “Luisou”
Influenciadora Luisa Souto conta sobre processo criativo em conversa com a Cultue
29/05/2024 às 11:32
Lei Seca prende mulher por conduzir motocicleta embriagada durante fiscalização na Zona Oeste de Natal
O fato foi registrado durante blitz no bairro de Cidade da Esperança
29/05/2024 às 09:38
Motoristas de ônibus decidem entrar em greve por tempo indeterminado
Expectativa é que greve seja iniciada na próxima semana, 72 horas após publicação do resultado da assembleia
29/05/2024 às 08:22
Prefeitura do Natal entrega o Residencial Mãe Luiza
Com qualidade estrutural e equipamentos de lazer, condomínio atende às 29 famílias que perderam suas casas no deslizamento de 2014
29/05/2024 às 08:03
Bairro da Ribeira ganhará um Centro Cultural de Fazeres
Este projeto faz parte da iniciativa federal PAC Seleções
28/05/2024 às 17:31
Circuito Sesc de Corridas arrecadará doações para vítimas das enchentes do Sul
Inscritos e público em geral estão sendo convidados a doar alimentos, água e materiais de higiene
28/05/2024 às 17:17
Com entrada franca, Tiquinha Rodrigues apresenta sua arte na Estação do Cordel
Projeto Quarta Autoral é realizado toda última quarta-feira do mês, com entrada gratuita, na Cidade Alta
28/05/2024 às 17:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.