BUSCAR
BUSCAR
Abastecimento

Sistema Adutor do Agreste Potiguar: Um Marco para a Segurança Hídrica da Região

Objetivo é ampliar e reforçar o abastecimento de água de três Sistemas Adutores Intermunicipais
Redação
01/10/2024 | 13:57

O Sistema Adutor do Agreste Potiguar, um projeto essencial para o abastecimento de água da região Agreste do Rio Grande do Norte, está em fase de licitação com um valor total de R$ 515.238.499,68. O objetivo é ampliar e reforçar o abastecimento de água de três Sistemas Adutores Intermunicipais, beneficiando 38 cidades, impactando aproximadamente 510 mil pessoas até 2050.

A adutora, que terá uma extensão de 170,9 km divididos em oito trechos, é um passo significativo na consolidação da segurança hídrica da região. A cidade de Nova Cruz, que há anos enfrenta problemas de abastecimento, será uma das principais beneficiadas, especialmente em áreas onde a adutora Monsenhor Expedito não alcançou. Serão beneficiados municípios como: Boa Saúde, Lagoa D’Anta, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Santo Antônio, São José do Campestre, Serra de São Bento e Serrinha) e três no Litoral Sul (Canguaretama, Montanhas e Pedro Velho).

01e0fe45f3b76d7134874ce09408f622
Sistema Adutor do Agreste Potiguar: Um Marco para a Segurança Hídrica da Região - Foto: Divulgação

Leia também: Justiça mantém bloqueio de R$ 5 milhões das contas do Estado para abastecimento dos hospitais públicos

“Este é um sonho imenso, desde a época em que fui deputada federal. Acompanhei de perto o sofrimento das pessoas dessa região com a falta de abastecimento. E hoje essa realidade vai mudar. Quarta da semana passada, o Ministro Chefe da Casa Civil me ligou e atendendo ao meu pedido, o Sistema adutora do agreste foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o edital de licitação foi publicado. É um marco, palavra dada é palavra cumprida”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Uma das vantagens ambientais do projeto é a redução do bombeamento na Lagoa do Bonfim, promovendo um uso mais sustentável dos recursos hídricos da região. A captação da água será realizada no Rio Guajú, e a previsão é que as obras iniciem em janeiro.
O Governo do Rio Grande do Norte, por intermédio da SEMARH, realizará o acompanhamento técnico da execução das obras do Sistema Adutor Agreste Potiguar através de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) representado pela CODEVASF.

Sobre o projeto Sistema Adutor Agreste

O projeto do Sistema Adutor Agreste Potiguar foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) a partir de Acordo de Cooperação Técnica com a CAERN.

“Contamos com o empenho da Codevasf, sob a orientação do ministro Waldez Góes [Integração e do Desenvolvimento Regional] e do presidente Lula. A obra da adutora vai garantir segurança hídrica para os municípios da região do Agreste”, comemorou a governadora.

A execução do projeto conta com um acordo de cooperação com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Assim como no Projeto Seridó, um termo de cooperação será formalizado com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Após a conclusão da obra, a operação ficará a cargo da CAERN.

Etapas do sistema adutor

O Sistema Adutor Agreste Potiguar compreende duas etapas. A primeira etapa (já inclusa no Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC do Governo Federal) terá extensão de 59Km e atenderá os municípios de Canguaretama, Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz.

“Este projeto representa um grande marco para a infraestrutura hídrica do Agreste Potiguar, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população local”, ressaltou Paulo Varella, secretário Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Caicó recebe show “SESI BIG BAND e Bia Gurgel convidam Maria de Fátima e Thalis Richard”
Apresentação acontece no dia 25 de outubro durante a programação da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário
14/10/2024 às 16:05
Em cinco anos, Governo do RN aumentou leitos de UTI adulto em 114%
Gestão também investiu na abertura de leitos neonatal e pediátricos
14/10/2024 às 13:59
Lula visitará Zona Norte de Natal nesta quarta-feira, diz Mineiro; confira
Anúncio foi confirmado nas redes sociais do deputado federal nesta segunda-feira 14
14/10/2024 às 13:37
Polícia Civil indicia quatro pessoas por maus-tratos a animais em Macau
Quatro pessoas, com idades entre 35 e 61 anos, foram indiciadas pelos crimes
14/10/2024 às 13:03
PRF prende cinco homens por embriaguez ao volante neste fim de semana no RN
Um dos homens presos se envolveu em um sinistro de trânsito envolvendo três veículos de carga
14/10/2024 às 12:52
IFRN abre inscrições para 1.000 vagas no EmbarcaTech 
Oportunidade oferece formação gratuita e bolsas para especialização em tecnologia; inscrições vão até 1º de novembro
14/10/2024 às 12:08
Pai e filho se agridem com pau e faca e são socorridos pela PM em Apodi
O filho acabou sendo ferido pelo pai e precisou de uma escolta policial para ser transferido a uma unidade de saúde em Mossoró
14/10/2024 às 11:26
Acidente entre dois carros e caminhão deixa uma pessoa morta na BR-427
Quatro pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas ao Hospital Regional do Seridó
14/10/2024 às 11:22
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial penal em Luís Gomes/RN
Tentativa de homicídio ocorreu no dia 10 de outubro de 2024, no município de José da Penha
14/10/2024 às 11:03