BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Simone Silva: Tudo Com Madu Morais
Confira a coluna de Simone Silva deste sábado, 2
Simone Silva
02/07/2022 | 11:20

Maria Eduarda Morais, ou apenas MADU MORAIS, 24, é um marco. Menina que tinha a beleza questionada pela cor se transformou de patinho esquisito aos olhos dos outros, a maior representante da beleza norte-rio grandense. Por aclamação e merecimento é a primeira negra a ocupar o posto de Miss RN, responsável por representar o estado na competição nacional. O porte de rainha, o corpo de medidas exatas de 1,79 altura a levaram a perder o medo, esquecer as críticas, deixar o curso em Comércio Exterior, que trancou em 2016, e modelar. Com isso já chegou a fazer trabalhos até na Turquia. Hoje vive entre editoriais e desfiles, disputada no mercado. Profissionalmente superou limites impostos por uma sociedade ainda muito racista. Tem enfrentado cada vez mais a prática e tem como desejo servir como inspiração para que outras meninas negras, como ela, também entendam que podem pertencer ao pertencer que desejarem. “Quero ainda viajar e conhecer boa parte do mundo, isso é um sonho meu. Como miss deseja contagiar com bons princípios o maior número de pessoas possível”. Senhoras e senhoras essa é @madumoraix, a nossa Miss RN. Agora é torcer muito por ela.

Quando e por que começou a modelar?
Comecei a modelar em 2016. Depois de receber tantas propostas para modelar decidi tentar e foi a melhor escolha que fiz, amo todo o processo criativo envolvido em cada trabalho.

Sempre se viu como uma pessoa bonita?
Não. Desde nova minha beleza era comparada com a de meninas brancas, era difícil se sentir bonita com tantas opiniões contrarias.

Já sofreu racismo, e como lidou com isso?
Sim, já sofri, sim. Superei com a ajuda da minha família e psicólogos, comecei a compreender que precisava descontruir as influências negativas que sofria com frequência, comecei a moldar minha autoestima a partir do reconhecimento dos meus desejos, da minha identidade negra, considerando que eu escrevo minha história e que há beleza em mim. E sigo diariamente nesse processo de autoafirmação.

O que significa ser a primeira miss negra do RN?
É uma grande responsabilidade. Significa ocupar um espaço de visibilidade e poder, isso me dá a oportunidade de colaborar para que outras belezas negras se apreciem e se sintam capazes de estar em qualquer lugar que desejam.

Como esse marco pode ajudar na luta contra o racismo?
É de extrema importância ter pessoas exercendo papeis de destaque, assim servimos de espelho para os que virão, dando oportunidades de um mundo igualitário, desconstruindo essa estrutura psíquica de superioridade que os racistas possuem.

Como se prepara para o concurso?
Construir um estilo de vida saudável é de suma importância, isso inclui: uma boa alimentação, musculação, aulas de oratória, cuidados estéticos e estudar um pouco de tudo.

Você já modelou fora, como foi a experiência?
Sim, morei 3 meses em Istambul, Turquia. Foi muito interessante conhecer outra cultura, trabalhei bastante e adquiri muito conhecimento na minha área.

O que diria para meninas como você que sonham em ser modelo?
Valorize sua personalidade para assim se destacar, cuide do seu corpo que é sua ferramenta tão preciosa, estude seus melhores ângulos, foque em aprender inglês, compreenda sobre mercado da moda, esteja em constante aprendizado e encontre uma agência que você se identifique e que queria crescer junto com você.

BOAS & CURTAS
Temporada Italiana para a querida estilista Juraci Lira, entre Milão, Florença e Sardenha aproveita dias de férias e também para visitar parentes que residem por lá. Levou na mala coisas boas da terrinha como manteiga de garrafa e castanha.

Após cinco anos dedicados e liderando a Comunicação de São Gonçalo do Amarante, o jornalista Rodolfo Maia deixa o cargo e passa a se dedicar à campanha de Terezinha Maia, viúva de Paulinho, à Assembleia Legislativa. Ótimo profissional que é logo dará notícias.

O festejado humorista Victor Camejo, que a coluna adora, e comanda o ótimo Jornal de Casa, deve se apresentar por aqui com seu stand up entre agosto e setembro, no Natal Comedy Club, do empresário e produtor Rodrigo Verás.

O hair e make up stylist Emanuel Nascimento está de volta. Ausente de Natal desde agosto de 2018, em andanças pelos Estados Unidos e Sul do Brasil, fará temporada no salão de Anninha, em Tirol. Cuida ainda dos negócios da família em Martins.

Os arquitetos Léo Maia, Márcio Catão, Bethânia Tejo, escritório JT escolheram peças em mármore do artista potiguar Demétrius Coelho para compor seus espaços na Mostra ArteFacto, em João Pessoa.

(A)NOTA
É hoje que um grupo de jornalistas e influenciadores de Natal e Mossoró segue para um dos destinos mais fascinante no Ceará: Canoa Quebrada.A iniciativa é da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada(ASDECQ), com apoio do trade turístico da praia, parceria da jornalista Cristina Lira e Prefeitura Municipal de Aracati. Na programação boa gastronomia, passeios e diversão. O objetivo da ação é mostrar o potencial turístico da região junto ao mercado potiguar, um dos principais emissores e atrair novos visitantes. A coluna marca presença.

Happy Birthday – Sábado
Celina Marinho Ramos, Telma Muraro, Rodolfo Maia, Ana Karina Wanderley, Nie Duarte, Yasha Barros, Branquinha Pedrosa, Dom Peron Souza. Em Salvador Gisele Teixeira

Happy Birthday – Domingo
Nice Medeiros, Daniel Menezes, Fernando Amaral, Carlos Peixoto, João Bezerra Júnior, Fátima Serejo, Laura Helena Pinheiro, Nilma Dias Arruda Câmara, Idalia Radaci e Fred Mesquita – Segunda Juliano Eugênio, Aníbal Barbalho, Keila Motta, Allan Jhonnes, Carlos Augusto Nascimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.