BUSCAR
BUSCAR
Justiça

Defesa de Daniel Silveira pede esclarecimentos para devolver arma

Ministro Alexandre de Moraes deu 48h para ex-parlamentar entregar arma
Agência Brasil
16/01/2025 | 20:43

Os advogados de defesa do ex-deputado Daniel Silveira pediram esclarecimentos ao ministro Alexandre de Morares, do Supremo Tribunal Federal, sobre como deve ser o procedimento para a entrega da arma de fogo registrada em nome do ex-parlamentar que está preso.ebcebc

Em nota à imprensa, os advogados Paulo César de Faria, Michael Robert Pinheiro, Sebastião Coelho da Silva e Paola da Silva Daniel ressaltam o “espírito colaborativo e cooperação com a justiça” ao fazer a comunicação “pouco mais de 24 horas após a ordem, e dentro do prazo.”

Ex-deputado Daniel Silveira / Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ex-deputado Daniel Silveira / Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Ontem, Moraes intimou os advogados de Daniel Silveira a “entregar no prazo de 48 horas, a arma de fogo do tipo Pistola, marca Taurus, calibre .380 [automática].” A arma está registrada na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) exige que, para adquirir arma de fogo de uso permitido e com registro no Exército, o interessado deverá declarar a efetiva necessidade e comprovar idoneidade, inclusive “com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal”.

Daniel Silveira foi condenado pelo Supremo em abril de 2022 à prisão em regime fechado por crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e também por coação no curso do processo. A pena é de oito anos e nove meses.

Sem condicional

Em 20 de dezembro passado, o ex-deputado teve liberdade condicional concedida, mas três dias depois da saída voltou a cumprir a pena em regime fechado, por “desrespeitar condições para que permanecesse em liberdade”, conforme nota do STF.

Entre as exigências, estava a obrigação de “se instalar em sua residência no período noturno”. Segundo o ministro Alexandre Moraes, depois de ser solto no dia 21 de dezembro, o ex-deputado retornou para casa de madrugada (às 2h10 do dia 22), “quatro horas depois do permitido, violando os termos da liberdade condicional.”

Conforme os advogados de Silveira, o cliente sofreu de crise renal e precisou ir para um hospital. Segundo a defesa, dada a urgência, ele não poderia esperar a liberação da Justiça para atendimento médico. Moraes não aceitou a alegação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bolsonaro anuncia ida de Michelle aos EUA e lamenta ausência na posse de Trump: “Queria apertar a mão dele”
"Ele [Trump] gostaria de apertar minha mão, senão não teria me convidado", disse o ex-presidente nesta quinta-feira 16
16/01/2025 às 19:11
“A partir de 2027, o Brasil começa a mudar”, diz Haddad sobre reforma tributária
Projeto da reforma foi sancionado nesta quinta-feira 16 pelo presidente Lula
16/01/2025 às 18:38
Lula sanciona projeto da reforma tributária com vetos
Regulamentação define regras para novos tributos e ajustes em benefícios fiscais
16/01/2025 às 18:10
‘Não vou nem tomar mais Viagra’, diz Bolsonaro ao celebrar convite para posse de Trump
Em entrevista ao The New Times, ex-presidente também afirmou que se sente 'vigiado o tempo todo' e fez elogios a Mark Zuckerberg
16/01/2025 às 16:12
O duro recado de Alexandre de Moraes a Bolsonaro ao negar ida à posse de Trump
Ministro do STF usou declarações do próprio ex-presidente e de seu filho, Eduardo, para embasar decisão que barrou viagem aos EUA; para aliados, despacho antecipa tom do julgamento da trama golpista
16/01/2025 às 15:52
Vereador de Parnamirim reafirma atraso nos pagamentos, já resolvido, e acrescenta: “servidores da terceirizada estão na mesma situação”
Parlamentar atribuiu o problema à ausência do secretário de Planejamento e Finanças, Kelps Lima
16/01/2025 às 14:48
Moraes nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA para posse de Trump
Essa é a quarta vez que o Supremo nega a restituição do documento
16/01/2025 às 13:08
Carla Dickson reitera compromisso de destinar R$ 20 milhões em emendas para Natal
Nova deputada federal ressaltou que já destinou mais de R$ 25 milhões em mandatos anteriores, mas enfrentou dificuldades com a continuidade de projetos durante o período fora da Câmara
16/01/2025 às 13:03
Presidente da Câmara de Natal apoia proposta de PPP para gestão de Ponta Negra
Eriko Jácome vê parcerias público-privadas como uma possível solução para manutenção e organização da principal praia de Natal
16/01/2025 às 12:33
PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, irá decidir sobre caso
16/01/2025 às 07:54