BUSCAR
BUSCAR
Manifestação

Servidores do Detran e do Ipern fazem paralisação a partir desta quarta-feira 22

Categoria quer reajuste salarial e retomada de concursos, após governo condicionar diálogo à aprovação do aumento da alíquota-modal do ICMS
Redação
22/11/2023 | 05:00

Servidores de órgãos da administração indireta do Governo do Rio Grande do Norte farão uma manifestação na manhã desta quarta-feira 22 contra a suspensão, pela gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), das negociações sobre reajuste salarial e concurso público.

Pelo menos duas categorias vão paralisar as atividades: os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). No caso do Detran, a paralisação será nos dias 22, 23 e 24 (quarta a sexta). Já os funcionários do Ipern vão cruzar os braços só nesta quarta.

Funcionários do Detran do RN durante assembleia do sindicato que definiu paralisação a partir desta quarta-feira 22 - Foto: Reprodução
Funcionários do Detran do RN durante assembleia do sindicato que definiu paralisação a partir desta quarta-feira 22 - Foto: Reprodução

Além da paralisação dos funcionários do Detran e do Ipern, servidores de outros órgãos – como DER, Emater, Fundação José Augusto, Fundase e Idema – farão uma manifestação pelas ruas de Natal. Uma caminhada sairá das imediações do shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo do Estado.

De acordo com Santino Arruda, vice-coordenador do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai-RN), a paralisação do Detran e do Ipern e a caminhada das demais categorias têm o objetivo de protestar contra a decisão do Governo Fátima de suspender negociações sobre reajuste salarial e concurso público. As categorias cobram, também, o pagamento de auxílio-alimentação, reestruturação de planos de carreiras e definição sobre o 13º salário de 2023.

“É insuportável a nossa situação com tantas perdas salariais. O governo anunciou que não vai ter mais recomposição enquanto não houver a definição sobre o ICMS em 20%. Isso deixou todo mundo apático, surpreso e numa situação muito ruim, porque havíamos acertado a recomposição salarial e tínhamos a indicação de que o concurso iria sair a partir de um TAG”, afirma Santino Arruda.

“Os servidores do RN estão cansados de esperar e as suas reivindicações são justas”, complementa o sindicalista.

Bombeiros e policiais militares protestam

Na última segunda-feira 20, policiais e bombeiros fizeram um ato público também em protesto contra o Governo do Estado. Uma caminhada partiu das imediações do shopping Midway Mall em direção ao Centro Administrativo do Estado. Os manifestantes chegaram a bloquear, durante a passeata, o trânsito na Avenida Salgado Filho no sentido Zona Sul.

A categoria cobrava uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar de uma extensa pauta de reivindicações. Os policiais e bombeiros dizem que não aceitam mais tratar do assunto com auxiliares, depois de terem ouvido do secretário de Administração, Pedro Lopes, que estão suspensas as negociações sobre reajuste salarial e concursos públicos enquanto não houver definição sobre o projeto de lei que trata do aumento definitivo da alíquota do ICMS no Estado.

Policiais e bombeiros militares durante protesto na última sgeunda-feira - Foto: STTU / Reprodução
Policiais e bombeiros militares durante protesto na última sgeunda-feira – Foto: STTU / Reprodução

Apesar da cobrança, eles não foram recebidos por Fátima. Tiveram apenas uma nova reunião com Pedro Lopes e também com os comandantes da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, e do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro

Os militares cobram reajuste salarial para compensar as perdas ao longo do último ano e a atualização da Lei de Promoção de Praças (Lei Complementar 657/2019), para incluir os novos soldados no programa de ascensão de carreira da PMRN.