BUSCAR
BUSCAR
Disputa
Senado: Garibaldi Filho lidera; Fábio Faria cresce e assume segundo lugar
Ex-governador Garibaldi Filho confirma liderança na pesquisa para o Senado. Ministro Fábio Faria assume primeiro lugar com saída de Carlos e Garibaldi
Redação
16/11/2021 | 08:09

A intenção de voto do eleitor potiguar para o Senado Federal se comportou da seguinte forma no cenário estimulado, que quando se tem acesso a uma lista em forma de rodízio com todos os nomes dos pré-candidatos: o ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho lidera com a preferência de 17,9% dos eleitores. Ele é seguido pelos ministros: Fábio Faria com 9,6%; e Rogério Marinho com 8,7%. O atual ocupante da cadeira de senador Jean Paul Prates aparece apenas em quarto com 6,9% das intenções de voto.

A frente apenas do empresário Haroldo Azevedo, se levada em consideração a margem de erro como ponto de referência. Robério Paulino foi citado por 3,1% dos entrevistados. Bancos e nulos somaram 31,1%; e não souberam dizer 18,5%. Lembrando que nas Eleições Gerais de 2022 para o Senado Federal, apenas, uma vaga estará disponível.

SENADOR ESTIMULADA EM CENÁRIO SEM ROGÉRIO

No cenário sem Rogério Marinho, Garibaldi Alves Filho tem 18,4% das intenções de voto e Fábio Faria tem 14,8%. O atual ocupante da cadeira, Jean Paul Prates aparece em terceiro com 7,2%. Seguido por: Haroldo Azevedo (4,3%) e Robério Paulino (3,5%). Brancos e nulos se mantiveram em 31.1%. Não souberam opinar 20,7%.

SENADOR ESTIMULADA EM CENÁRIO SEM FÁBIO FARIA

No cenário sem Fábio Faria, Garibaldi Alves Filho cresce e atinge 20% das intenções de voto e Rogério Marinho pontua 10,6% O atual ocupante da cadeira, Jean Paul Prates aparece em terceiro com 7,2%. Seguido por: Haroldo Azevedo (4,3%) e Robério Paulino (3,5%). Brancos e nulos somam 30,3% e não sabem 24,1%.

SENADOR ESPONTÂNEA

A pesquisa do instituto Seta quis saber do eleitor potiguar a intenção de voto para o Senado Federal. Nesse quesito, foram levantados números espontâneos e estimulados. No cenário espontâneo, em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, o ministro Fábio Faria (Comunicações) lidera com a preferência de 7,3% dos eleitores.

Ele é seguido pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves com 6,2%. Empatados em terceiro com 4% aparecem a ex-governadora Rosalba e o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). Eles são seguidos por Garibaldi Alves Filho e Jean Paul Prates, cada um com 3,3%. Os demais citados não atingiram a margem de erro. Nulos e brancos somam 9,3%. E chama a atenção o total de eleitores do Rio Grande do Norte que não souberam responder qual sua preferência para o Senado Federal nas Eleições de 2022: 56,8%

REJEIÇÃO SENADOR

O Instituto Seta quis saber da população potiguar a rejeição dos pré-candidatos ao Senado Federal, que nada mais é aquele nome em que o eleitor não vota de maneira alguma. Nesse quesito negativo, Garibaldi Alves Filho aparece em primeiro com 14,4%, empatado tecnicamente com Rogério Marinho com 12,9%. Eles são seguidos por Fábio Faria (8,7%), Jean Paul Prates (6,9%) e Robério Paulino (4,1%). Não souberam opinar: 36,2%.

DEPUTADO FEDERAL

Com relação a disputa de uma cadeira para Câmara Federal, como nesse quesito vários são os pré-candidatos, o Instituto Seta fez o levantamento de forma espontânea, ou seja, o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, podendo ele ser candidato ou não. Entre os votos válidos a petista Natália Bonavides aparece em primeiro (3,1%), Walter Alves (2,7%), Robinson Faria (2,3%), Rafael Motta (1,7%) e Kelps Lima (1,3%) completam a lista de preferência do eleitorado.

General Girão aparece 1,1% das intenções de voto. Com 0,9% aparecem: João Maia, Benes Leocádio e Fernando Mineiro. Com 0,7%: Betinho Rosado, Fábio Faria e Jaime Calado. Indecisos somaram 63,2%. Brancos e nulos 16,7%.

FEDERAL ESTIMULADA

O Seta fez um segundo levantamento estimulado com os 15 principais nomes da disputa. Nesse cenário, General Girão (7,2%), Robinson Faria (7%), Natalia Bonavides (5,5%) e Walter Alves (5%) se destacam e lideram corrida por uma das oito cadeiras que o Rio Grande do Norte tem na Câmara dos Deputados.

A disputa fica mais acirrada na casa dos 3%, acima da margem de erro. Com 3,9% aparecem Jaime Calado e Kelps Lima. Eles são seguidos por Rafael Motta com 3,3%. Logo atrás, com 3,1%, estão: Betinho Rosado, João Maia e Major Brilhante. Os demais nomes não atingiram a margem de erro. Não souberam responder 23% e brancos e nulos foram 27,7%.

DEPUTADO ESTADUAL

Para uma vaga na Assembleia Legislativa, ou seja, em quem o eleitoral potiguar vota para deputado estadual, a pesquisa foi feita de forma espontânea, o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, podendo ele ser candidato ou não. O levantamento ficou assim: Tomba Farias (3,3%), Nélter Queiroz (2,3%), George Soares (1,6%) e Terezinha Maia (1,6%) lideram a preferência do eleitorado. Ezequiel Ferreira de Souza e Albert Dickson aparecem logo atrás, cada um com 1,4% das intenções de voto. Getúlio Rego vem em seguida com 0,9%. Com 0,8%: Gustavo Carvalho e Isolda Dantas. Indecisos somaram 60,2%. Brancos e nulos 18,1%.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.