Após registrar um público estimado em 300 mil pessoas no primeiro fim de semana de shows no Polo Arena das Dunas, a Prefeitura do Natal convocou uma reunião com diversas secretarias para avaliar os impactos da grande movimentação e discutir medidas de reforço para os próximos dias de programação do São João de Natal.
A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira 9 na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), na Ribeira.


Segurança
A superlotação nos arredores da Arena levou à interdição total da Avenida Prudente de Morais no sábado 7 e levantou preocupações de segurança. Um dos pontos críticos foi a passarela de pedestres em frente ao estádio, onde centenas de pessoas que não conseguiram entrar na Arena se aglomeraram para tentar assistir aos shows, colocando em risco a estrutura e a integridade física dos presentes. O local precisou ser evacuado pelas autoridades.
“Os festejos juninos foram acima das nossas expectativas. Foi muito além do que esperávamos”, disse a secretária municipal de Segurança Pública, Samara Trigueiro, em entrevista à TV Tropical. Ela afirmou que, apesar da grande movimentação, não foram registradas ocorrências graves, mas reconheceu alguns pontos sensíveis.
“Infelizmente, tivemos essa situação relacionada aos portões. A Polícia Civil vai investigar para identificar as pessoas que causaram danos ao patrimônio”, disse ela, em referência aos tapumes derrubados por parte do público do lado de fora.
A secretária ressaltou que o uso indevido da passarela será coibido. “No domingo, a gente já não permitiu que isso acontecesse. Vamos reforçar a segurança no próximo fim de semana. A passarela é um local de passagem, não de permanência”, alertou.
Acesso do público
Já a secretária de Cultura, Iracy Azevedo, celebrou a adesão da população ao evento. “Está provado que a cidade aceitou e quer que o evento continue. É uma vitória para Natal. É mais um evento inclusivo dentro do nosso calendário, com geração de emprego, renda e permanência do turismo”, destacou.
Iracy reconheceu que o principal desafio está na organização do entorno. “Não houve superlotação interna. Estava dentro da capacidade do espaço. Mas a gente não esperava o volume de pessoas do lado de fora. Estamos discutindo ajustes para melhorar o conforto de quem participa da festa”, afirmou.
A prefeitura também estuda a ampliação das entradas e reforço na orientação ao público. “As duas entradas permanecerão, mas estamos avaliando formas de otimizar o acesso”, completou Iracy, citando que, no domingo 8, a situação já foi mais tranquila, apesar do público estimado em quase 100 mil pessoas.
Trânsito
A titular da STTU, Jódia Melo, informou que as equipes seguem em reuniões para rever o planejamento de trânsito. “Logo que a gente tome todas as definições, vamos divulgar como será o esquema no entorno. Sempre indicamos o transporte público, porque não há estacionamento na área. As pessoas estacionam em calçadas, faixas de pedestres, e isso atrapalha a mobilidade de todos”, pontuou.
Ela também disse que a STTU está avaliando mudanças no trânsito da região. O planejamento inicial não previa a interdição total da Avenida Prudente de Morais no sábado, mas isso precisou acontecer em nome da “segurança viária”, em função do grande público que compareceu.
“Estamos em reunião interna com a prefeitura para que a gente possa rever os nossos planejamentos”, declarou a secretária.
Programação
A festa do São João de Natal continua no próximo fim de semana com uma programação musical que promete atrair novamente um grande público à Arena das Dunas. Na sexta-feira, 13 de junho, sobem ao palco o DJ Alok, Michele Andrade e o forrozeiro Flávio José. No sábado, 14, será a vez de Gustavo Mioto, Raça Negra e João Gomes comandarem a noite. Encerrando a programação do fim de semana, no domingo, 15 de junho, se apresentam Simone Mendes, Xand Avião e Belo.