A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Dona Militana, lançou neste mês de outubro novos editais culturais voltados ao fomento de projetos locais. Os editais, que recebem recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), visam promover o desenvolvimento das artes e a democratização do acesso à cultura nas áreas periféricas, urbanas e rurais do município. As inscrições para os projetos interessados estão abertas até o dia 12 de novembro.
Com uma destinação total de R$ 826.512, os editais permitirão o financiamento de mais de 50 projetos em diversas linguagens culturais, como literatura, música, teatro, eventos, exposições fotográficas e outras manifestações artísticas. A expectativa é que os editais fortaleçam as expressões culturais locais e incentivem iniciativas que ampliem o acesso à arte e à cultura para a população.
Leia também: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza primeira reunião da comissão de transição
Segundo o presidente da Fundação Dona Militana, Josenildo Campos, a iniciativa destaca a valorização da cultura regional: “Certificando e premiando pontos e pontões de cultura, a Aldir Blanc valoriza a diversidade cultural local e incentiva o desenvolvimento sustentável das tradições. Dessa forma, artistas e grupos ganham visibilidade e apoio, mantendo vivas as manifestações culturais e ampliando o acesso da população à cultura.”
A Política Nacional Aldir Blanc, criada pela Lei n° 14.399 de 2022, tem como objetivo promover o financiamento continuado à cultura em todos os estados, municípios e no Distrito Federal, com repasses da União previstos até 2027. Este sistema estabelece uma oportunidade inédita de estruturar e consolidar o financiamento cultural no Brasil.
Os interessados podem enviar suas propostas até às 23h59 do dia 12 de novembro pelo e-mail editaispnabsga@gmail.com, ou entregá-las pessoalmente na sede da Fundação Cultural Dona Militana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Informações detalhadas sobre os editais estão disponíveis no site www.fundacaodonamilitana.org e no perfil de Instagram da fundação, @fcdm_sga.