BUSCAR
BUSCAR
Prevenção
Saiba como se prevenir contra a Covid-19 na volta ao trabalho presencial
A retomada das atividades econômicas em vários estados, apesar da curva em alta da pandemia, exige que trabalhadores se previnam mais e saibam o que fazer. Confira os cuidados e alertas dos especialistas
Redação
21/07/2020 | 23:54

Com o início das ações reabertura das atividades produtivas, diversas empresas iniciaram o trabalho de saída do home Office e, com isso, voltar ao trabalho presencial, em equipe, nos mais diversos segmentos da economia potiguar. Mas as dúvidas sobre a retomada podem assustar os trabalhadores que estão voltando ao batente. O Agora RN traz uma lista de medidas sanitárias para o retorno em tranquilidade e segurança

Uso de máscaras

As máscaras podem ser cruciais para evitar infecções. Diversos municípios do Rio Grande do Norte têm decretos e leis exigindo o uso correto deste equipamento que pode salvar vidas. Quando retirar e colocar é preciso higienizar as mãos com álcool em gel e ainda não tocar na parte frontal da máscara porque é na retirada que muitas pessoas são contaminadas. O alerta é para usar máscara de forma correta, sem deixar o nariz de fora, e também que o material não pode estar úmido e se for descartável precisa ser dispensada a cada duas horas.

Álcool gel e higienização das mãos e locais de trabalho

O uso do álcool em gel e a higienização das mãos, em locais de trabalho e transportes coletivos são fundamentais. Lavar as mãos com água e sabão inativa o vírus, manter higienizado com álcool as mesas de trabalho, os vagões de trens e ônibus e locais onde as pessoas colocam as mãos para se segurarem são medidas essenciais para o combate ao vírus.

Ventilação e o perigo do ar condicionado

É importante manter a ventilação natural nos ambientes de trabalho para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Distanciamento

Outra ação importante e que deve ser contínua e precisa, que aponta também neste estudo da China, é o distanciamento entre as pessoas de um metro e meio ou mais, mesmo com o uso das máscaras e com a higienização adequada. No local de trabalho, na fila do shopping, nas entradas e saídas do trabalho, nos refeitórios e no transporte coletivo.

Transporte coletivo

Ao entrar e sair de um ônibus ou trem, a dica é, além de vestir a máscara, sempre estar com as mãos higienizadas com álcool em gel, de preferência. É necessário ter sempre na bolsa um higienizante, que ajuda a deixar as mãos limpas e protegidas. refira horários alternativos com menor aglomeração e locais próximos da janela.

Dicas para as empresas no retorno ao trabalho

Estabelecer protocolos de prevenção

A prevenção de riscos ocupacionais e de saúde que propiciem ambientes seguros e “limpos” é essencial. Isto inclui todas as medidas de preparação no local de trabalho: higiene, materiais de proteção para pessoas e instalações, regulação de espaços comuns, ventilação, desinfecção, fluxo de pessoas, restrições de contato, reuniões, visitas, clientes, detecção e assistência médica, serviços de alimentação e transporte, entre outros.

Comunicar e treinar

Transmitir de forma clara e transparente os planos, controles e objetivos definidos para o processo de retorno será um dos pilares fundamentais para o sucesso de um retorno seguro ao trabalho. Programas de promoção e bem-estar em saúde e programas de conscientização sobre cuidados pessoais e coletivos serão mais decisivos do que nunca para o engajamento dos funcionários e a continuidade dos negócios.

Minimização do contágio

É importante a minimização do contágio de Covid-19 por meio de sistemas de monitoramento e atenção, como aplicações móveis ou medicina on-line, que permitem o monitoramento vivo dos riscos da força de trabalho: sintomas, exames laboratoriais, identificação e gerenciamento de casos positivos, etc. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou orientação sobre condições seguras e eficazes de retorno ao trabalho durante a pandemia da Covi-19. A O retorno ao trabalho precisa ser orientado por uma abordagem com foco nas pessoas, que coloque os direitos das pessoas no centro das políticas econômicas, sociais e ambientais.

Veja as 10 medidas da OIT para a segurança no trabalho recomendadas aos empregadores:

Formar uma equipe para planejar e organizar o retorno ao trabalho

Decidir quando reabrir, quem retornará ao trabalho e de que forma

Adotar medidas de engenharia, organizacionais e administrativas

Promover a limpeza e desinfecção do ambiente de trabalho de forma regular

Prover meios para higiene pessoal

Prover equipamentos de proteção e informar o uso correto

Monitorar a saúde dos funcionários

Considerar outros riscos, incluindo o psicossocial

Revisar os planos de preparação de emergência

Revisar e atualizar as medidas preventivas e de controle

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.