Uma explosão atingiu um comboio em uma rota de evacuação em Gaza após o término do prazo estabelecido por Israel para um possível ataque terrestre na região. Relatos indicam mortes, incluindo crianças, mas o número exato de vítimas ainda não foi confirmado.
Na última sexta-feira (13), as Forças de Defesa de Israel (IDF) instruíram os civis dentro e ao redor da Cidade de Gaza a se deslocarem para o sul devido às operações militares israelenses. O prazo dado expirou às 18h de sábado (14).
Israel concentrou tropas e equipamento militar na fronteira com Gaza, mantendo os bombardeios no território densamente povoado em resposta aos ataques perpetrados pelo grupo islâmico Hamas em 7 de outubro. O Hamas é classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como um grupo terrorista.
Vídeos autenticados pela CNN mostram uma cena de grande destruição após a explosão na rua Salah Al-Deen na sexta-feira. Corpos, incluindo de crianças, foram vistos em um reboque que aparentemente era usado para transportar pessoas para fora da Cidade de Gaza. Carros foram gravemente danificados e incendiados.
A causa da devastação generalizada ainda não está clara. A CNN tentou entrar em contato com as IDF para comentar sobre possíveis ataques aéreos no local.
Antes mesmo do aviso de evacuação, mais de 400 mil palestinos já haviam sido deslocados internamente durante a última semana de combates, devido à deterioração das condições na faixa de Gaza bombardeada.