BUSCAR
BUSCAR
Levantamento

RN tem 40 policiais penais infectados com Covid-19; 25 somente em Alcaçuz

Sindicato dos Policiais Penais do Estado fez levantamento após constatar falhas nos dados apresentados pela Secretaria da Administração Penitenciária; entidade critica flexibilização de regras no atendimento presencial de advogados em presídios
Redação
28/05/2020 | 05:00

O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindippen-RN) iniciou um levantamento nas unidades prisionais do Estado para confirmar a quantidade de servidores e apenados com Covid-19. Até o momento, 40 agentes tiveram a confirmação da doença. Do total de casos, 25 foram registrados somente no Presídio de Alcaçuz, de acordo com dados desta terça-feira (26) .

Na mesma unidade, outros 15 profissionais estão com suspeita. de infecção. Não há registro de apenados contaminados em Alcaçuz.

pol

O levantamento do Sindppen-RN está sendo feito nas principais unidades prisionais. Os dados mostram ainda que na Cadeia Pública de Nova Cruz são 3 policiais penais confirmados. A Cadeia Pública de Natal e o Complexo João Chaves tiveram 1 policial penal confirmado em cada uma. Nos dois casos os servidores já estão recuperados.

A Cadeia Pública de Mossoró, por sua vez, tem 7 casos confirmados entre os policiais penais. Já na Cadeia Pública de Caraúbas são 2 policiais penais e 8 apenados que testaram positivo para a doença, sendo que um deles conseguiu prisão domiciliar. O Centro de Triagem de Parnamirim tem 1 policial penal confirmado e outros 9 afastados.

O Sindppen-RN decidiu fazer o levantamento após constatar que os dados apresentados pela Secretaria da Administração Penitenciária não estão condizentes com a realidade e abaixo do verdadeiro número de infectados e suspeitos.

“Nós esperamos que as autoridades tenham a sensibilidade de entender a gravidade da situação e tomem medidas no sentido de reverter esse quadro e não de agravá-lo. Infelizmente, nossa categoria tem sido afetada como tantas outras que estão na linha de frente, mesmo tomando as medidas de proteção e até mesmo adotando procedimentos por conta própria, como higienização das unidades prisionais frequentemente. Mas sabemos que o coronavírus é forte e difícil de ser combatido”, afirma Vilma Batista.

A presidente do Sindppen-RN critica a flexibilização nas medidas adotadas pela Seap, como atendimento presencial dos advogados aos presos, ao passo que tal procedimento pode ser feito por teleatendimento. “Esperamos que as autoridades sejam conscientes dos riscos que estão gerando para os policiais penais, para os apenados, familiares, advogados e para toda a sociedade ao permitirem a retomada da consulta presencial neste momento em que a pandemia está chegando ao pico no Brasil”.

Protesto contra aumento na tarifa de ônibus interdita ruas em Natal e termina na STTU
Protesto percorreu ruas da Cidade Alta e Ribeira, terminando com tinta na fachada da STTU
21/01/2025 às 20:58
Jovem vomita sangue e entra em coma após um ano de uso de vape
Homem de 20 anos foi internado às pressas e passou três meses no hospital por seu uso excessivo de vape. Veja impactos na saúde
21/01/2025 às 20:24
Homem em João Pessoa é hospitalizado com objeto de quase 1 metro introduzido no ânus
O homem, de 60 anos, afirma não saber como o objeto foi parar na cavidade retal
21/01/2025 às 20:17
Barata viva é descoberta no intestino de um homem que estava com “indigestão”
Procedimento de endoscopia identificou e retirou o inseto que poderia causar complicações graves
21/01/2025 às 19:21
Carlos divulga vídeo de Jair Bolsonaro chorando ao assistir à posse de Trump; veja
Ex-presidente acompanhou a cerimônia pela TV após ter pedido para viajar aos EUA negado pela Justiça
21/01/2025 às 19:11
Governo do RN atrasa pagamento do auxílio alimentação para policiais e bombeiros militares
Entidades cobram resposta do governo sobre atrasos que impactam a segurança pública; mobilizações não estão descartadas
21/01/2025 às 18:54
Azul cancela voos entre Natal e Fernando de Noronha
Companhia justifica a decisão como um "processo normal de ajuste de capacidade à demanda"
21/01/2025 às 18:50
Motorista de carreta envolvida em acidente que matou 39 pessoas usou cocaína e ecstasy, conclui exame
Justiça decretou prisão do condutor por causa de novos elementos levantados ao longo das investigações, como o sobrepeso da carga da carreta e o uso de substâncias entorpecentes.
21/01/2025 às 18:25
Motorista de aplicativo do RN é preso por violência sexual contra passageira em Fortaleza
Suspeito desviou rota para matagal e foi detido em flagrante após reação da polícia.
21/01/2025 às 18:13
TCE autoriza contratação de empresa vencedora da licitação de limpeza urbana de Natal
Urbana terá um prazo de 60 dias para iniciar um novo processo de contratação, dessa vez visando a gestão integrada de resíduos sólidos
21/01/2025 às 17:54