BUSCAR
BUSCAR
Política

Reajuste do magistério e funcionalismo marca início da gestão Antônio Henrique em Ceará-Mirim

Câmara Municipal aprova por unanimidade reajustes salariais para professores, motoristas e servidores provinciais
25/01/2025 | 07:18

O prefeito Antônio Henrique (PSD) iniciou seu mandato em Ceará-Mirim com valorização dos servidores públicos e da educação. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, três projetos de lei que trazem melhorias para professores, motoristas e servidores municipais em sessão extraordinária nesta quinta-feira 23.

Os projetos, apresentados logo no início do novo governo incluem o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2025, que reajusta os vencimentos dos professores; o Projeto de Lei Complementar nº 01/2025, que altera a remuneração de cargos criados pela Lei Complementar nº 042/2023; e o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2025, do Legislativo, que revisa os salários dos servidores efetivos da Câmara Municipal e estabelece o piso salarial para comissionados.

Antônio Henrique Prefeito de Ceará Mirim (13)
Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique (PSD), inicia gestão com reajustes. | Foto: José Aldenir / Agora RN

Com um reajuste de 6,27% para os professores, em conformidade com a portaria do Ministério da Educação (MEC), o prefeito garantiu que o pagamento será feito ainda em janeiro. O vereador Heriberto Ribeiro (MDB) classificou a aprovação como um “ato de justiça” com a categoria, mas cobrou uma posição sobre o passivo de 14,95%, referente ao piso de 2023, que não foi quitado pela gestão anterior. “É uma dívida do município, e o piso é lei. O governo precisa dialogar com o sindicato e resolver essa questão”, afirmou.

A educação foi destacada como essencial para o desenvolvimento do município. O vereador Rener (PSD) reforçou que “investir na valorização dos profissionais é investir no futuro de Ceará-Mirim”. Ele ainda destacou que cidades que priorizam a educação alcançam níveis superiores de crescimento econômico e social.

A valorização não ficou restrita aos professores. Os motoristas de veículos pesados também foram contemplados. A vereadora Erineide Gomes Neta (Cidadania) destacou a importância da categoria. “Esses profissionais transportam vidas e merecem ser reconhecidos pela responsabilidade que assumem diariamente”.

No âmbito do Legislativo, o presidente da Câmara, Marcone Barbosa (PSD), destacou a aprovação do projeto que revisa os salários dos servidores efetivos da Casa. “Nada se faz sozinho. Os servidores desta Câmara são fundamentais para o funcionamento deste Parlamento e merecem ser valorizados. Essa é uma mensagem clara desta gestão”, afirmou.

RECONHECIMENTO. A postura do prefeito foi amplamente elogiada. Vários vereadores reconheceram a sensibilidade do gestor em colocar a valorização do funcionalismo público e da educação como prioridade absoluta. “O prefeito já demonstra que sua gestão será marcada pela sensibilidade e compromisso com os servidores e a educação”, afirmou a vereadora Karina Freitas (PSD).

O próprio presidente da Câmara relatou sua participação nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). Ele elogiou a postura do prefeito durante as discussões. “O prefeito mostrou disposição para dialogar e reconhecer a importância dessa categoria essencial. É uma demonstração de respeito e compromisso com a educação”, disse.

UNIÃO E SINTONIA. A aprovação dos projetos de lei foi unânime e demonstrou a sintonia entre os poderes Executivo e Legislativo. Durante a sessão, o vereador Gerson (Psol), representante do Movimento Sem Terra (MST), também celebrou os 41 anos do movimento, mas aproveitou para destacar a importância de iniciativas como a valorização dos servidores. “A educação e o trabalho no campo são pilares que sustentam nossa sociedade. É gratificante ver este início de gestão priorizando os trabalhadores”.

O vereador Diomedes Neto (PSDB) destacou o espírito de união entre os parlamentares e o compromisso com a população. “A união desta legislatura será um marco. Onde tem união, tem prosperidade, e é isso que a população espera de nós”, afirmou.

Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, Marconi Barbosa, reforçou o simbolismo do momento. “Tudo começa pela educação. Sem professores, não estaríamos aqui discutindo essas matérias. Este é um marco de união e compromisso com o povo de Ceará-Mirim”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Recife supera governo estadual em cargos comissionados após reforma administrativa
Ampliação de 423 novos cargos eleva total para 3.555, superando os 3.378 do governo de Pernambuco
26/01/2025 às 09:21
Bolsonaro recua sobre possibilidade de lançar Michelle à Presidência em 2026
Bolsonaro acredita que esposa deve ser candidata ao Senado
25/01/2025 às 16:03
Vereador de Mossoró dispara em sessão tensa na Câmara Municipal: “Sou bom de bofete”
Vereadores de Mossoró aprovam pacote de reforma administrativa com 185 novos cargos, criando secretarias e escritórios de representação fora da cidade. MP alerta para inconstitucionalidade.
25/01/2025 às 11:52
Assú quer se fortalecer como referência em agricultura e energias renováveis
Gestão municipal aposta em infraestrutura e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico
25/01/2025 às 05:52
Taveira deixou dívida de R$ 337 milhões em Parnamirim, identifica gestão Nilda
Levantamento preliminar aponta irregularidades fiscais e obras inacabadas; valor pode aumentar após conclusão do relatório
25/01/2025 às 05:05
STF aprova R$ 27,4 mi para reforçar segurança
Decisão foi unânime e tem objetivo de acelerar planejamento de modernização de equipamentos e infraestrutura de segurança após atentado a bomba
24/01/2025 às 18:36
“Bolsonaro só considera candidato quem é parente dele”, diz Marçal
Em entrevista à CNN, o ex-presidente afirmou que Marçal é "carta fora do baralho"
24/01/2025 às 16:31
Gestão assuense terá protagonismo do PT e abertura para adversários que queiram contribuir, diz Lula Soares
Prefeito também prometeu manter a proximidade com as lideranças estaduais e federais para garantir investimentos no município
24/01/2025 às 12:37
Perfil de Jair Bolsonaro no X é invadido e faz post sobre criptomoeda
Carlos Bolsonaro se manifestou sobre o caso afirmando que a conta está no processo de tentativa de recuperação
24/01/2025 às 11:21
Paulinho ‘mergulha’ após tomar posse e começa a gestão sem marca própria
Com medidas protocolares, novo prefeito de Natal ainda não apresentou sequer planejamento para áreas críticas
24/01/2025 às 05:42