BUSCAR
BUSCAR
Política

Reajuste do magistério e funcionalismo marca início da gestão Antônio Henrique em Ceará-Mirim

Câmara Municipal aprova por unanimidade reajustes salariais para professores, motoristas e servidores provinciais
25/01/2025 | 07:18

O prefeito Antônio Henrique (PSD) iniciou seu mandato em Ceará-Mirim com valorização dos servidores públicos e da educação. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, três projetos de lei que trazem melhorias para professores, motoristas e servidores municipais em sessão extraordinária nesta quinta-feira 23.

Os projetos, apresentados logo no início do novo governo incluem o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2025, que reajusta os vencimentos dos professores; o Projeto de Lei Complementar nº 01/2025, que altera a remuneração de cargos criados pela Lei Complementar nº 042/2023; e o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2025, do Legislativo, que revisa os salários dos servidores efetivos da Câmara Municipal e estabelece o piso salarial para comissionados.

Antônio Henrique Prefeito de Ceará Mirim (13)
Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique (PSD), inicia gestão com reajustes. | Foto: José Aldenir / Agora RN

Com um reajuste de 6,27% para os professores, em conformidade com a portaria do Ministério da Educação (MEC), o prefeito garantiu que o pagamento será feito ainda em janeiro. O vereador Heriberto Ribeiro (MDB) classificou a aprovação como um “ato de justiça” com a categoria, mas cobrou uma posição sobre o passivo de 14,95%, referente ao piso de 2023, que não foi quitado pela gestão anterior. “É uma dívida do município, e o piso é lei. O governo precisa dialogar com o sindicato e resolver essa questão”, afirmou.

A educação foi destacada como essencial para o desenvolvimento do município. O vereador Rener (PSD) reforçou que “investir na valorização dos profissionais é investir no futuro de Ceará-Mirim”. Ele ainda destacou que cidades que priorizam a educação alcançam níveis superiores de crescimento econômico e social.

A valorização não ficou restrita aos professores. Os motoristas de veículos pesados também foram contemplados. A vereadora Erineide Gomes Neta (Cidadania) destacou a importância da categoria. “Esses profissionais transportam vidas e merecem ser reconhecidos pela responsabilidade que assumem diariamente”.

No âmbito do Legislativo, o presidente da Câmara, Marcone Barbosa (PSD), destacou a aprovação do projeto que revisa os salários dos servidores efetivos da Casa. “Nada se faz sozinho. Os servidores desta Câmara são fundamentais para o funcionamento deste Parlamento e merecem ser valorizados. Essa é uma mensagem clara desta gestão”, afirmou.

RECONHECIMENTO. A postura do prefeito foi amplamente elogiada. Vários vereadores reconheceram a sensibilidade do gestor em colocar a valorização do funcionalismo público e da educação como prioridade absoluta. “O prefeito já demonstra que sua gestão será marcada pela sensibilidade e compromisso com os servidores e a educação”, afirmou a vereadora Karina Freitas (PSD).

O próprio presidente da Câmara relatou sua participação nas negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). Ele elogiou a postura do prefeito durante as discussões. “O prefeito mostrou disposição para dialogar e reconhecer a importância dessa categoria essencial. É uma demonstração de respeito e compromisso com a educação”, disse.

UNIÃO E SINTONIA. A aprovação dos projetos de lei foi unânime e demonstrou a sintonia entre os poderes Executivo e Legislativo. Durante a sessão, o vereador Gerson (Psol), representante do Movimento Sem Terra (MST), também celebrou os 41 anos do movimento, mas aproveitou para destacar a importância de iniciativas como a valorização dos servidores. “A educação e o trabalho no campo são pilares que sustentam nossa sociedade. É gratificante ver este início de gestão priorizando os trabalhadores”.

O vereador Diomedes Neto (PSDB) destacou o espírito de união entre os parlamentares e o compromisso com a população. “A união desta legislatura será um marco. Onde tem união, tem prosperidade, e é isso que a população espera de nós”, afirmou.

Encerrando a sessão, o presidente da Câmara, Marconi Barbosa, reforçou o simbolismo do momento. “Tudo começa pela educação. Sem professores, não estaríamos aqui discutindo essas matérias. Este é um marco de união e compromisso com o povo de Ceará-Mirim”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hermano Morais é cotado para Secretaria de Turismo do RN; vaga na Assembleia pode ir para Júlia Arruda
Hermano Morais, que integra o bloco de apoio ao governo Fátima Bezerra, tem até o momento mantido sigilo sobre a decisão
09/02/2025 às 13:45
Sem discurso na tribuna, estréia de Jair Renan como vereador tem desaprovação até de colegas do PL
O filho de Jair Bolsonaro fez barulho nas redes sociais e comprou briga com membros do PL
09/02/2025 às 11:14
Tendência do STF é barrar mudanças na Lei da Ficha Limpa
Os ministros da Corte veem chances pequenas de Bolsonaro conseguir reverter a situação e entrar na disputa das eleições de 2026
09/02/2025 às 09:45
“Lula não ganharia de Bolsonaro hoje”, diz Ciro Nogueira
Presidente do PP cita queda na popularidade do governo petista
08/02/2025 às 13:26
PSD rejeita fusão e quer que PSDB seja incorporado para evitar fuga de deputados
Aliados de Gilberto Kassab, presidente do PSD, afirmam que a possibilidade de um acordo para a fusão é quase nula
08/02/2025 às 08:25
Casa Civil nega estudo sobre aumento no valor do Bolsa Família, após fala de ministro
Wellington Dias defende que a medida poderia ser tomada para enfrentar o impacto do aumento no preço dos alimentos
08/02/2025 às 08:18
Bolsonaro defende fim da Lei da Ficha Limpa: ‘Só serve para perseguir direita’
Apesar de estar inelegível, o ex-presidente segue se colocando como possível candidato da direita para o pleito de 2026
08/02/2025 às 08:10
Motta diz que 8/1 não foi tentativa de golpe e critica penas aplicadas pelo STF
Motta afirmou ainda haver “um certo desequilíbrio” nas penas dadas pela Corte aos condenados pelos ataques
08/02/2025 às 07:59
Hugo Motta descarta pautar impeachment de Lula: “Legitimamente eleito”
Parlamentar reforça que Lula foi "legitimamente eleito" e defende punições proporcionais para envolvidos nos atos de vandalismo
07/02/2025 às 20:02
Hugo Motta diz que 8 de janeiro não foi tentativa de golpe e contesta decisões do STF
Declarações foram feitas durante uma entrevista à rádio Arapuan, em João Pessoa
07/02/2025 às 14:36