BUSCAR
BUSCAR
Câmara Municipal de Natal

Projeto da Câmara propõe que radiografias não sejam descartadas no meio ambiente

As radiografias contêm sais de prata que, se não descartadas corretamente, podem contaminar o solo e a água.
Redação
14/03/2024 | 11:20

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, nesta quarta-feira 13, o Projeto de Lei nº 699/2021, de autoria da vereadora Margarete Régia (PROS). A proposta obriga estabelecimentos que realizam exames radiológicos na capital potiguar a recolher as radiografias descartadas de forma adequada.

O objetivo do projeto é evitar o descarte inadequado de radiografias no meio ambiente, protegendo a saúde pública e o meio ambiente. As radiografias contêm sais de prata que, se não descartadas corretamente, podem contaminar o solo e a água.

Projeto propõe que radiografias não sejam descartadas no meio ambiente - Foto: Elpídio Júnior
Projeto propõe que radiografias não sejam descartadas no meio ambiente - Foto: Elpídio Júnior

A proposta também visa conscientizar a população sobre a necessidade de descartar as radiografias de forma adequada. As lâminas plásticas com resíduos de Raio-X devem ser entregues em pontos de coleta específicos, como clínicas, hospitais e centros de saúde.

O vereador Robério Paulino (PSOL), que subscreveu a matéria, destacou a importância do projeto para a preservação do meio ambiente. “Esse projeto é de grande importância para a cidade de Natal, pois garante o descarte correto de um material que pode ser prejudicial à saúde pública e ao meio ambiente”, afirmou.

Outro projeto aprovado em segunda discussão foi o PL 743/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui o Projeto Farmacêutico Clínico na rede pública de saúde do município. O objetivo é melhorar o atendimento à população que utiliza as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Postos de Saúde.

Os projetos aprovados em segunda discussão seguem agora para sanção do prefeito Álvaro Dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS