BUSCAR
BUSCAR
Cidades

Prefeitura do Natal pretende mudar de sede até o fim do ano; Palácio Felipe Camarão deve virar memorial

Com mudança, gestão municipal quer incentivar e promover o plano de revitalizar o Centro Histórico de Natal
Daniel Guimarães
08/09/2023 | 07:01

A sede administrativa da Prefeitura do Natal deve mudar de local até o fim do ano. A iniciativa visa transferir alguns órgãos da gestão municipal atualmente localizados no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta, para o antigo prédio do Ministério da Fazenda, situado na Avenida Duque de Caxias, logo no limite entre as Rocas e a Ribeira. O Palácio Felipe Camarão, onde funciona atualmente a Prefeitura, deve virar um memorial.

A mudança, conforme a gestão municipal, é uma tentativa de revitalizar o Centro Histórico da cidade. A fachada do prédio está conservada, mas ainda não há indício de início do trabalho de reforma. Em alguns pontos, a estrutura apresenta rachaduras, cabos soltos e tinta descascada.

Prefeitura pretende mudar de sede para prédio localizado entre Ribeira e Rocas. Foto: José Aldenir /Agora RN
Sede da Prefeitura irá para o antigo prédio do Ministério da Fazenda, localizado na Avenida Duque de Caxias, logo na divisa entre a Ribeira e as Rocas. Foto: José Aldenir /Agora RN

De acordo com o flanelinha que atua na região, Guaraci Veríssimo, o antigo prédio do Ministério da Fazenda é alvo de tentativas de invasões e furtos. O prédio ao lado, antiga localização do INSS, será a próxima sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Fios e cabos no terreno em frente ao prédio foram furtados, indica o flanelinha / Foto: Daniel Guimarães
Fios e cabos no terreno do prédio foram furtados, indica o flanelinha / Foto: Daniel Guimarães

“Se não tivesse o vigilante aqui, já estava tudo invadido. Os ‘noiados’ que pegam. Levaram até as janelas do outro prédio. Até o motor do elevador eles levaram. Entram pela parte de trás e levam tudo durante o dia”, contou Veríssimo.

Ele afirmou ainda que o antigo prédio da Fazenda tem um vigilante, e isso poupou invasões na parte interna. Porém, na parte externa, o local já teve vários objetos retirados, inclusive no primeiro e segundo andar. “Ainda não invadiram este prédio porque tem um vigilante. Se não fosse isso… ainda assim levaram os aparelhos de ar-condicionado”.

Prédio Ministério da Economia tem ar-condicionados furtados / Foto: José Aldemir
Prédio Ministério da Economia tem ar-condicionados furtados / Foto: José Aldemir

De acordo com o relato, os criminosos, na tentativa de furtar fios, retiraram os cabos do poste e tubos de encanamentos na própria calçada em frente ao prédio. “Eles pensaram que era cobre, mas é fibra. Não serve para nada não. Na calçada, eles tiraram os canos”, disse. Pessoas em situação de rua ocupam os arredores dos dois prédios que serão utilizados pela Prefeitura. Um grupo utiliza colchões e cabanas na região.

Moradores de rua se agrupam em novos prédios da Prefeitura / Foto: José Aldenir
Morador de Rua (2)

Palácio Felipe Camarão. A sede administrativa atual da Prefeitura do Natal encontra-se no Palácio Felipe Camarão, situado no bairro de Cidade Alta. Este edifício, que celebrou 101 anos nesta quinta-feira, 7 de setembro, será transformado em um memorial que homenageará figuras históricas da cidade. Além disso, o Salão Nobre do prédio servirá como espaço para eventos solenes e receberá autoridades, conforme prevê a gestão municipal.

Revitalização

Em junho, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) anunciou nas redes sociais a possibilidade de mudança de sede. “Depois de muito pensar sobre como iniciar a requalificação da Ribeira, solicitei à Administração um estudo para deslocar órgãos e secretarias para o bairro. Em breve, vamos dar o pontapé na preocupação da própria Prefeitura”, afirmou o prefeito.

Em agosto, em seu gabinete, no centenário Palácio Felipe Camarão, Álvaro Dias voltou a reforçar a ideia de que pretende investir mais no Centro Histórico de Natal. “Temos a esperança de requalificar, modernizar o Centro Histórico e a Ribeira, trazer de volta o movimento importante para estes locais, fazendo ruas para pedestres, modernizando e requalificando. Espero obter sucesso e espero revitalizar a Ribeira e impulsionar o nosso Centro histórico”.

Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras
Ela assumiu logo após ser eleita pelo Conselho de Administração
24/05/2024 às 12:12
Moraes quer responsabilizar big techs por publicações em redes sociais
É preciso garantir regulamentação adequada no setor, diz ministro
22/05/2024 às 16:08
Demitido da Petrobras, Prates terá direito a 6 meses de salário extra
Demitido da Petrobras, Jean Paul Prates terá de cumprir seis meses de quarentena, com salário mensal de R$ 133 mil até novembro
21/05/2024 às 15:55
Faustão faz primeira aparição após transplante de rim
Apresentador participou da festa de aniversário do filho caçula
21/05/2024 às 14:23
Batata, banana, laranja e melancia estão mais baratas, segundo a Conab
Cenário é de preço menor também para a banana
20/05/2024 às 12:54
Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025
Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes
17/05/2024 às 14:58
Analfabetismo cai, mas 11,4 milhões ainda não sabem ler e escrever no Brasil, diz IBGE
Em 13 anos, taxa teve uma redução de 2,6 pontos percentuais, caindo de 9,6% para 7%
17/05/2024 às 14:43
Após tratamento para erisipela, Bolsonaro tem alta de hospital
Ex-presidente estava internado no Hospital Vila Nova Star, São Paulo
17/05/2024 às 13:04
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio
Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado
17/05/2024 às 12:08
Lula sanciona volta da cobrança do seguro Dpvat, mas veta multa por não pagamento
Presidente vetou os artigos que estabeleciam multa pela falta de pagamento do Seguro Obrigatório
17/05/2024 às 12:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.