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Gestão
Prefeitura de Natal investe em inovação e empreendedorismo
Ações do Município se destacaram em Encontro de Ciência, Cultura e Inovação, no evento GO!RN 2023
Redação
08/11/2023 | 05:00

Inovação, tecnologia e empreendedorismo são três eixos que estão em alta nas políticas públicas da Prefeitura de Natal. A gestão municipal tem investido em iniciativas nessas áreas, fortalecendo as políticas públicas e buscando melhorar a prestação dos serviços aos cidadãos. Na edição 2023 do GO!RN, considerado hoje o maior evento de empreendedorismo inovador, startups e transformação digital do Estado, realizado no último final de semana no Centro de Convenções, as ações da Prefeitura foram destaque.

A Prefeitura aproveitou a oportunidade e promoveu dentro do evento o seu encontro Encontro de Ciência, Cultura e Inovação (ECCI), que teve como tema “Natal + Digital: Cidade para as pessoas. Inovações para o futuro”. O estande da gestão municipal no GO!RN foi um dos mais visitados. O prefeito Álvaro Dias conferiu o trabalho executado pela equipe do Município, coordenada pela secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra.

“As grandes cidades não podem negligenciar essa pauta da tecnologia. Em Natal, estamos implementando políticas públicas consistentes com a obtenção de excelentes resultados. Vamos seguir incentivando ações modernas para aproximar a gestão da sociedade, bem como promover um ambiente de negócios atrativo com o objetivo de atrair investimentos, gerar emprego e renda”, pontuou Álvaro Dias.

O prefeito ainda destacou a participação da Prefeitura durante o GO!RN. A Prefeitura coordenou 11 palestras, cinco no próprio estande, dentro da programação do ECCI, e outras seis nos palcos temáticos do GO!RN.

“O nosso ECCI tem muito a ver com a proposta do GO!RN, e por isso optamos em realizar conjuntamente este ano, por entendermos que, somando esforços, estamos contribuindo ainda mais para o ecossistema de inovação, promovendo muito mais conhecimento, experiências e conexões a todos, sem falar que isso também nos permite prestar contas e divulgar as ferramentas tecnológicas disponíveis à população de Natal, como o app Natal Digital, que oferece acesso a diversos serviços da Prefeitura no formato on-line, e o programa Wi-Fi Natal, já presente em 48 espaços públicos de nossa cidade, proporcionando inclusão digital para nosso cidadão. Estamos felizes com o resultado do que fizemos no GO!RN. Foi um sucesso”, definiu a secretária Joanna Guerra.

A titular da Sempla também participou como mediadora de dois painéis da Prefeitura na programação do GO!RN, uma sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Transcidadania” e outra sobre a “A importância do incentivo aos jovens no empreendedorismo para o alicerce de uma cidade do futuro”. Joanna compôs o primeiro painel com a professora Paula Serafini, do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN e coordenadora de Carreiras e Empregabilidade do Senac-RN, e com Yara Costa, graduada em Gestão de Políticas Públicas e atualmente secretária municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência de Natal.

Aplicativo Natal Digital: conceito de “cidade inteligente”

O aplicativo “Natal Digital?” é uma das principais ações de inovação e tecnologia executadas pela Prefeitura. A plataforma garante acesso a serviços públicos e possui diversos recursos disponíveis na palma da mão, visando facilitar a vivência do cidadão e a excelência na gestão pública.

Constantemente, o dispositivo recebe atualizações e ganha novos serviços. O último disponibilizado é o que permite o cadastro dos interessados em participar dos sorteios do programa Minha Casa, Minha Vida em Natal.

Acessar o Natal Digital é fácil, rápido e gratuito. O usuário vai em sua loja no smartphone, tecla “Natal Digital”, baixa o app e passa a ter acesso aos diversos serviços e informações disponibilizados em tempo real, via aplicativo.

Prefeito Álvaro Dias e secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra - Foto: Joana Lima / Prefeitura do Natal
Prefeito Álvaro Dias e secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra – Foto: Joana Lima / Prefeitura do Natal

Hoje, o Natal Digital conta com serviços da STTU, Seinfra, Sempla, Semurb, Setur, Secom, Semsur e muito mais. Dentre os serviços mais procurados, está o serviço de agendamento presencial na STTU referente à multa, cartão de idoso e emissão de cartão de estacionamento.

Os serviços oferecidos pela Semsur também são bastante procurados no aplicativo. Lá, o usuário tem a possibilidade de abrir protocolo para solicitar troca de lâmpadas da iluminação pública, implantação de postes e podas de árvores.

Já na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), há a possibilidade de abrir protocolo para solicitação de manutenção de lagoa de captação, serviços de tapa-buraco, como também ocorrências de responsabilidade da Defesa Civil.

Doutor em Administração e Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN, Marconi Macedo palestrou no GO!RN sobre as “Inovações Tecnológicas na Gestão Pública”. E apontou como exemplo o aplicativo Natal Digital, que coloca o Município, segundo ele, dentro do conceito de cidades inteligentes, onde “o atendimento à pessoa vem em primeiro plano” e se faz necessário fazer a gestão do conhecimento. “O aplicativo Natal digital se insere nessa perspectiva de discussão da questão do conhecimento para captar as demandas da população, evitar esferas físicas e otimizar o tempo para todo mundo e otimizar a logística”, classificou ele.

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