O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, anunciou nesta sexta-feira 17 que os policiais convocados para trabalharem na Operação Carnaval vão receber as diárias operacionais de maneira adiantada. Em vídeo publicado nas redes sociais da PM, o comandante afirmou que o dinheiro já foi enviado para o banco e deverá estar disponível nas contas nas próximas horas.
Alarico afirma que, durante reunião na quinta 16, a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou ao secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, prioridade no pagamento das diárias. “Hoje pela manhã (ontem) recebi a notícia muito boa: estará indo ara banco, estará na conta de cada policial a diária”, afirmou o comandante no vídeo.
O anúncio do pagamento acontece no momento em que policiais cobram do Governo do Estado o pagamento das diárias operacionais de janeiro, que deveriam ter sido pagas dentro do mês trabalhado. A Associação dos Cabos e Soldados da PM (ACS) chegou a ingressar com ação na Justiça para que policiais não fossem obrigados a trabalhar na operação já que estão com diárias atrasadas.
O pedido foi negado. Diárias operacionais são pagas por trabalhos executados em caráter extraordinário durante os horários de folga dos militares. É o caso de agentes convocados para trabalharem no Carnaval, para reforçar o
policiamento durante o período de festa. No RN, o uso das diárias é frequente já que o efetivo não é suficiente para dar conta da demanda.
Apesar de ter anunciado o pagamento antecipado das diárias do Carnaval, o governo não deu previsão para quitar as diárias de janeiro. A expectativa é que o pagamento só seja feito em março, após a abertura do Orçamento Geral do
Estado (OGE) em 2023.
POLICIAIS PENAIS
Em nota emitida na noite desta sexta-feira 17, o Sindicato dos Policiais Penais voltou a cobrar do governo o pagamento das diárias operacionais da categoria. Até agora, não foram pagas as diárias de dezembro para os policiais penais. Conforme decidido em assembleia, a orientação é que a categoria não faça atividades extras neste Carnaval. Apenas o efetivo escalado vai trabalhar.
“Nos próximos dias, vamos realizar somente procedimentos dentro das atividades essenciais, com total garantia de segurança para os policiais penais e, inclusive, para os presos, sem executar as demais regalias que o Governo vem oferecendo aos presos nos dias normais”, afirma o sindicato da categoria, em nota.