BUSCAR
BUSCAR
Caso Marielle

PGR: morte de Marielle ocorreu para proteger interesses de milícias

Conclusão está na denúncia feita ao STF mais cedo
Agência Brasil
09/05/2024 | 20:02

A Procuradoria-Geral da República (PGR) concluiu que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, foi executado para proteger interesses econômicos de milícias e desencorajar atos de oposição política.

A conclusão está na denúncia apresentada mais cedo ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os irmãos Brazão, presos em março deste ano. Eles são acusados de serem mandantes do crime.  Durante as investigações, o ex-policial Ronnie Lessa assinou acordo de delação premiada e assumiu ter cometido os assassinatos.

Vereadora Marielle Franco / Foto: reprodução
Vereadora Marielle Franco / Foto: reprodução

No início da noite desta quinta-feira 9, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, retirou o sigilo do documento.

Na denúncia, o vice-procurador-geral da República, Hidenburgo Chateaubriand, denunciou Domingos Brasão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ), por homicídio e organização criminosa.

Para a PGR, o assassinato ocorreu por motivo torpe e mediante emboscada para dificultar a defesa de Marielle e Anderson.

“As três infrações foram praticadas mediante emboscada e com o emprego de recurso que dificultou a defesa dos ofendidos. A rotina das vítimas foi estudada, a perseguição foi silenciosa e o ataque, em via pública, repentino. Marielle foi atingida por quatro disparos de arma de fogo na cabeça e Anderson, por três disparos nas costas, dificultando qualquer reação defensiva”, escreveu a procuradoria.

O documento também aponta que o trabalho da vereadora a favor da regularização de terras para pessoas de menor renda provocou animosidade com o grupo dos irmãos Brazão. As áreas estavam em terrenos dominados por milícias no Rio de Janeiro. 

“Marielle se tomou, portanto, a principal opositora e o mais ativo símbolo da resistência aos interesses econômicos dos irmãos. Matá-la significava eliminar de vez o obstáculo e, ao mesmo tempo, dissuadir outros políticos do grupo de oposição a imitar-lhe a postura”, afirmou a PGR.

A denúncia também destaca que o ex-chefe da Policia Civil do Rio Rivaldo Barbosa,  também está por determinação do STF, deu orientações para realização dos disparos.

“Foi Rivaldo quem orientou a todos a não executar o crime em trajeto que partisse ou seguisse para a Câmara Municipal, para dissimular a motivação política do crime”, acrescentou a denúncia.

Os acusados também vão responder pela tentativa de assassinato de Fernanda Chaves, então assessora de Marielle. Ela estava no carro com a vereadora e conseguiu sobreviver.

“No caso de Fernanda Gonçalves Chaves, o homicídio apenas não se consumou por circunstâncias alheias à vontade dos denunciados. É que como ela se abaixou e o corpo de Marielle Francisco da Silva estava ao seu lado, não pode ser alvejada”, concluiu a PGR.

Defesa

Em nota, a defesa de Chiquinho Brazão disse que ainda não teve acesso à denúncia apresentada pela PGR, bem como ainda não conhece os termos das delações no caso.

“Assim, ainda não é possível fazer um juízo de valor sobre as acusações. O advogado Cleber Lopes disse que irá se manifestar com mais detalhes “assim que o relator do caso permitir que a defesa conheça todos os elementos produzidos pela investigação”.

Os advogados Marcelo Ferreira e Felipe Dalleprane, que representam o delegado Rivaldo Barbosa, também afirmaram que ainda não tiveram acesso ao documento da PGR. Eles acrescentaram que “causou estranheza à defesa o fato de nenhum dos investigados terem sido ouvidos antes da denúncia, em total afronta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que havia determinado a oitiva dos investigados logo após a prisão”.

Em nota, os defensores sustentaram ainda que, no caso de Barbosa, “a narrativa de um réu confesso de homicídio [Ronnie Lessa] parece mais importante do que o depoimento de um delegado de polícia com mais de 20 anos de excelentes serviços à segurança pública do RJ, que sequer teve a chance de expor sua versão sobre os fatos antes de ser denunciado, uma verdadeira demonstração de inversão de valores”.

Os advogados Marcio Palma e Roberto Brzezinski, que representam Domingos Brazão, também informaram não terem tido acesso à denúncia. “A defesa constituída ainda não teve acesso à acusação e tampouco às colaborações, porém, ao julgar pelas notícias, a narrativa acusatória é uma hipótese inverossímil, que se ampara somente na narrativa do assassino confesso, sem apresentar provas que sustentem a versão do homicida”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Carlos divulga vídeo de Jair Bolsonaro chorando ao assistir à posse de Trump; veja
Ex-presidente acompanhou a cerimônia pela TV após ter pedido para viajar aos EUA negado pela Justiça
21/01/2025 às 19:11
Motorista de aplicativo do RN é preso por violência sexual contra passageira em Fortaleza
Suspeito desviou rota para matagal e foi detido em flagrante após reação da polícia.
21/01/2025 às 18:13
Após PPP para Ponta Negra, líder governista defende subprefeitura para a região
Vereador enfatiza que a economia da cidade depende fortemente do turismo e que os corredores turísticos precisam de cuidados especiais
21/01/2025 às 11:30
Vereadora questiona início de gestão de Nilda Cruz: “Parnamirim precisa de segurança e clareza”
Parlamentar critica falta de ações e ausência de decretos que transmitam segurança à população, enfatizando a necessidade de clareza e planejamento no governo
21/01/2025 às 11:19
Michelle e Eduardo Bolsonaro assistem posse de Trump de fora do Capitólio
Jair Bolsonaro ficou impedido de comparecer à cerimônia devido à retenção de seu passaporte, em decorrência de uma decisão judicial
21/01/2025 às 10:34
Paulinho Freire veta lei que garantia imunidade tributária para terreiros
Vereador Daniel Valença escreveu que a gestão de Paulinho Freire “não prioriza a justiça social e o combate ao racismo religioso”
21/01/2025 às 07:08
Rogério lança plano de percorrer o RN e assume protagonismo para 2026
Senador da República e presidente do PL no RN critica cenário estadual e define candidatura ao governo como uma ‘missão para recolocar o estado nos trilhos’
21/01/2025 às 05:33
Oposição a Allyson racha em Mossoró e PL e PSDB tomam liderança do PT
Vereadores liderados por Jailson Nogueira anunciaram a formação de bloco independente e assumiram liderança da oposição, anteriormente declarada pelo PT
21/01/2025 às 05:18
César: Com engorda de Ponta Negra, Carnaval de Pirangi precisa se destacar
César Maia (MDB), presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, sugere que cidade mantenha a relevância da festa, mesmo com concorrência de Ponta Negra
21/01/2025 às 05:02
Musk é acusado de gesto nazista em evento de Trump; veja
Bilionário levanta braço em gesto polêmico e discursa sobre planos para o governo republicano
20/01/2025 às 20:43