BUSCAR
BUSCAR
Atualidades

Petrobras anuncia 2ª descoberta de petróleo na margem equatorial

Área fica próximo à divisa entre RN e Ceará; resultado reforça pressão por exploração em meio a embate no governo
Redação
10/04/2024 | 07:54

A Petrobras informou nesta terça-feira 9 que encontrou petróleo em águas ultraprofundas na bacia Potiguar, na margem equatorial brasileira. É a segunda descoberta feita em 2024 na região, alvo de embate entre as áreas energética e ambiental do governo.

Foi a primeira vez que a estatal encontrou na região reservatórios semelhantes aos das descobertas gigantes da Guiana e do Suriname, o que deve reforçar a pressão pela liberação de licenças ambientais na área.

Navio sonda
Sonda NS-42, que foi responsável por fazer as perfurações de dois poços na Bacia Potiguar e encontrou petróleo - Foto: Reprodução

Batizado de Anhangá, o poço responsável pela segunda descoberta foi perfurado perto da divisa entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, a 190 quilômetros de Fortaleza. Fica a 24 quilômetros da primeira descoberta, chamada Pitu Oeste.

Para o geólogo Pedro Zalán, o resultado reforça indícios de que reservas gigantes como as dos países vizinhos podem ser encontradas em bacias como Barreirinhas e Foz do Amazonas, para as quais a Petrobras já ouviu negativas do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

A estatal ressaltou em nota que as descobertas ainda demandam avaliações para a comprovação de sua viabilidade econômica. E voltou a defender a busca por petróleo na região, alvo de críticas também de organizações ambientalistas diante dos compromissos de redução do uso de combustíveis fósseis.

“As atividades exploratórias na margem equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”, disse.

No texto, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa possui um histórico de quase 3 mil poços perfurados em águas profundas ou ultraprofundas, sem impacto ao meio ambiente, o que a habilita “a abrir novas fronteiras e lidar com total segurança suas operações na margem equatorial”.

Ministro Silveira elogia Jean Paul Prates. Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira mudou o tom sobre a relação com a Petrobras e afirmou que tem “respeito e admiração” pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates.

O ministro ainda disse esperar que a Petrobras tenha “um pouco de paz” para continuar ganhando valor de mercado.

As declarações ocorrem dias após rumores de mudanças no comando da Petrobras, com a saída de Prates e nomeação de Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bombeiros do RN vão atuar nas buscas e salvamentos no Rio Grande do Sul
Governadora Fátima Bezerra anunciou o envio de 6 bombeiros militares especialistas em operações com embarcações, 2 pickups e 2 embarcações completas
06/05/2024 às 08:29
Limpa Caicó tira 193 toneladas de lixo em quatro dias de mutirão
Com o objetivo de dar continuidade à ação, a Prefeitura criou um cronograma permanente
06/05/2024 às 08:18
Caern trabalha para restabelecer abastecimento em Guamaré e comunidades de Macau nesta segunda 06
A previsão da Companhia é que o serviço seja concluído no início da noite de hoje 06
06/05/2024 às 08:14
Volume de chuvas do RN está 34% acima do esperado, afirma Emparn
Mês de abril terminou com 17% de chuvas acima do esperado, apontou levantamento do Enparn
06/05/2024 às 07:38
Governo do RN anuncia envio de equipes para ajudar nas buscas e salvamentos no RS
Estados do Nordeste disponibilizaram profissionais e equipamentos especializados para os serviços de salvamento e buscas
05/05/2024 às 15:51
Chuvas no mês de abril superam em 17,7% a média esperada no RN
Regiões Agreste e Leste foram as mais chuvosas no período
05/05/2024 às 11:42
Macaíba: Distrito de Cajazeiras é contemplado com construção de ginásio poliesportivo
Investimento a ser aplicado para esse novo empreendimento é de aproximadamente R$ 3 milhões
05/05/2024 às 08:06
Obras de pavimentação intertravada serão iniciadas na Nova Mossoró nesta segunda-feira
Obras de pavimentação intertravada beneficiarão inicialmente a Rua Centro Esportivo Mossoroense, com uma extensão de 440 metros
05/05/2024 às 07:56
Fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró recebem novo mandado de prisão
Os fugitivos enfrentarão acusações de roubo majorado e furto qualificado cometidos durante a fuga
04/05/2024 às 17:49
Inmet publica alerta amarelo de chuvas intensas em 32 cidades do litoral potiguar
A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km por hora.
04/05/2024 às 16:44
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.