BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Opinião: Paulinho Freire mostrou força com vereadores do PSDB e Ezequiel diz que Natal terá “carta branca” para 2024

Confira a coluna de Opinião desta terça 19
Redação
19/09/2023 | 08:05

A Convenção Municipal do PSDB, no fim de semana, mostrou a força da legenda na capital para as Eleições 2024. O novo diretório, agora presidido pelo vereador Klaus Araújo, tem 40 membros titulares e 15 suplentes. O mais importante, e que foi bastante frisado no evento, que lotou a Câmara Municipal, foi a declaração do presidente estadual, deputado Ezequiel Ferreira, de que os tucanos em Natal terão “carta branca”.

O deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato do União Brasil a prefeito de Natal, roubou a cena ao lado dos cinco vereadores tucanos e do presidente da Câmara Municipal, vereador Ériko Jácome, que acompanhará a decisão política de Paulinho.

Darwinismo eleitoral; leia opinião de Bruno Araújo
Paulinho Freire - Foto: reprodução

A filiação do comunicador Bruno Giovanni ao PSDB não será empecilho para uma composição. BG não criará dificuldades. “Quando eu acertei minha vinda para o PSDB foi com a autonomia de que o diretório municipal decidisse o que seria melhor para o partido nas Eleições de 2024. E assim será feito. Se o projeto da sigla tiver consistência, nós teremos candidatura própria. Se não, nós vamos ter que juntar o grupo para ver quem é o melhor avaliado”, explicou o radialista da 96 FM.

O novo presidente do PSDB de Natal disse que ia ouvir todos os segmentos do partido e os pré-candidatos. “Vamos promover debates internos para saber qual melhor estratégia que o partido precisa adotar em 2024. As convenções, onde se decide os destinos, só acontecem em agosto do próximo ano. Até lá, vamos ouvindo e construindo os caminhos”, explicou Klaus Araújo.

Sobre as novas filiações ao PSDB, ele destacou as mulheres: Maria Carvalho, Pastora Celeste, Elisângela Rosendo, Amanda Costa, Profa. Thaysa, Adryla, Mércia, Gal Guarapes, Pastora Marta e nomes como Renan Barão, Bambam, Jeferson, Godeiro, Eliel do Gás, Joquinha, Chico Ambulante, o dentista Bruno Araújo, Nildo Ângelo, Binha e Giann Oliveira.

OLIVEIRA

Quem acompanhou os bastidores tucanos viu a aposta da família Oliveira para 2024 em Natal. O ex-vereador Assis, o comunicador Bruno Giovanni e o empresário Flávio Pisca estão todos juntos no projeto de fazer vereador o irmão Giann Oliveira, chef-cozinheiro e proprietário da Pimenteria Gourmet. A última campanha em que a família concorreu foi em 2016, quando Assis Oliveira obteve 1.456 votos e não conseguiu reeleição. Agora, a conversa será outra!

APOIO

A bancada do PT na Assembleia Legislativa acompanhou ontem a audiência no Plenarinho da Assembleia Legislativa de apoio dos parlamentares ao aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O encontro reuniu mais de 70 prefeitos, além de deputados estaduais, federais, senador, prefeitos e presidentes de associações que representam os gestores de todo Estado. Dentre as pautas de reivindicações apresentadas, destacam-se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 25/2022, que propõe o aumento de 1,5 ponto percentual no FPM, passando de 22,5% para 24%. Ausentes apenas os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, esta em agenda nos Estados Unidos, acompanhando a comitiva do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU.

MISSÃO

A deputada Natália Bonavides postou foto com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e colegas que estão em compromisso do Parlamento Brasileiro com a sustentabilidade e a agenda legislativa, em Nova York, nos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU. Natália foi a única potiguar na comitiva.

VALEU BOI

A governadora Fátima Bezerra e o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), Matheus França, lançaram ontem a 61ª edição da Festa do Boi, que começa no dia 7 de outubro com mais de 100 exposições de bovinos. Serão três novos leilões em 2023, seis no total. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O coordenador da bancada federal, Benes Leocádio, e os deputados Dr. Bernardo e Taveira Júnior também prestigiaram o ato.

ATRASOS

A empresa Clarear suspendeu a prestação de serviços à Fundação José Augusto (FJA). O motivo são quatro meses de pagamento em atraso, sem falar nos trabalhadores há 45 dias sem salário. O diretor-geral da entidade, Gilson Matias, é uma pessoa muito ligada à governadora Fátima Bezerra e veio justamente do Gabinete Civil este ano.

PL

Mesmo com os nomes dos deputados federais General Girão e de Sargento Gonçalves lembrados para concorrer à prefeitura do Natal, o PL Estadual ainda não despachou a nova comissão provisória da sigla na capital. Para se ter ideia, a última representação foi de quando o deputado Ubaldo Fernandes integrava a legenda no início de 2022. Quando o senador Rogério Marinho vai definir a nova composição de Natal?

SEGURANÇA

Seis em cada dez brasileiros sentem insegurança ao caminhar pelas ruas das cidades onde moram. São 34% aqueles que dizem se sentir muito inseguros após o anoitecer, e 26% que respondem ter um pouco de insegurança, segundo pesquisa Datafolha. Os dados oscilaram em comparação ao observado há um ano e meio, quando o instituto fez o mesmo levantamento —em março de 2022, 37% diziam-se muito inseguros e 27%, um pouco inseguros.

PESQUISA

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos em todo o país nos dias 12 e 13 de setembro. Ao todo, mais da metade dos entrevistados diz sentir insegurança ao caminhar à noite em seu próprio bairro, especialmente as mulheres e aqueles que têm mais de 45 anos. A mesma pesquisa mostrou que a preocupação dos brasileiros com a violência disparou em relação ao fim de 2022, e essa área se tornou o maior problema para a população, ao lado de saúde (os dois temas são citados por 17% dos entrevistados e dividem o primeiro lugar).

NORDESTE

O PSOL aprovou, durante um congresso estadual, o desembarque do conselho político e a entrega de cargos de confiança do governo Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia. O principal motivo foi a escalada da violência no estado, na esteira dos crescentes índices de criminalidade. Nas últimas semanas, a capital, Salvador, e sua região metropolitana vivem clima de tensão, com tiroteios, suspensão de aulas, sequestros e mortes.

 

Novas regras do TSE contra fake news para 2024 geram incertezas
Debate sobre moderação de conteúdo e responsabilidade das redes sociais ainda gera dúvidas
14/07/2024 às 07:38
Legendas começam a definir datas para suas convenções partidárias na capital potiguar
Das seis pré-candidaturas postas, apenas duas ainda não determinaram uma data oficial: Avante e o PT, que faz Federação com o PcdoB e o PV
13/07/2024 às 05:10
Justiça Eleitoral proíbe prefeita de Pau dos Ferros de realizar atos políticos em locais abertos
Marianna Almeida não pode mais promover eventos públicos durante pré-campanha e terá que tirar publicações nas redes sociais, sob pena de multa
13/07/2024 às 05:00
Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”
Segundo o ministro das Relações Institucionais, presidente disse que regra ajuda a ampliar investimentos no país e recuperar políticas sociais
12/07/2024 às 20:15
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59