BUSCAR
BUSCAR
Tristeza

Paciente transplantada morre de Covid-19 após receber pulmões infectados

O incidente parece ser isolado — o único caso confirmado entre quase 40.000 transplantes em 2020
Extra
22/02/2021 | 17:01

Uma paciente de Michigan (EUA) contraiu Covid-19 e morreu no segundo semestre do ano passado dois meses após receber um transplante de pulmões infectados pelo coronavírus de uma doadora que tinha o vírus de aforma assintomática: não mostrava sinais da doença e, inicialmente, testou negativo.

Funcionários da Escola de Medicina da Universidade de Michigan Medical (EUA) sugeriram que este pode ser o primeiro caso comprovado de Covid-19 nos EUA em que o vírus foi transmitido por meio de um transplante de órgão. Um cirurgião que tratou dos pulmões da doadora também foi infectado com o vírus e adoeceu, mas conseguiu se recuperar.

Paciente transplantada morre de covid-19 após receber pulmões infectados
Imagem ilustrativa - Foto: Reuters

O incidente parece ser isolado — o único caso confirmado entre quase 40.000 transplantes em 2020. Mas levou a pedidos de testes mais completos de doadores de transplante de pulmão, com amostras colhidas de dentro dos pulmões do doador, bem como do nariz e da garganta, disse o Dr. Daniel Kaul, diretor do serviço de doenças infecciosas de transplantes da Michigan Medicine.

“Não teríamos de forma alguma usado os pulmões se tivéssemos um teste de Covid positivo”, disse Kaul, que é co-autor de um relatório sobre o caso na revista “American Journal of Transplantation”.

O coronavírus foi transmitido quando os pulmões de uma mulher de Upper Midwest, que morreu após sofrer uma grave lesão cerebral em virtude de um acidente de carro, foram transplantados em uma mulher com doença pulmonar obstrutiva crônica. As amostras de nariz e garganta coletadas rotineiramente de doadores e receptores de órgãos apresentaram resultados negativos para SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, deonça que já matou mais de 500 mil pessoas só nos EUA.

“Todas as projeções que normalmente fazemos e somos capazes de fazer, nós fizemos”, garantiu Kaul, de acordo com o site “USNews”.

Três dias após a operação, entretanto, a receptora apresentou febre, a pressão arterial caiu e a respiração se tornou difícil. Exames de imagem mostraram sinais de infecção pulmonar.

À medida que sua condição piorava, a paciente desenvolveu choque séptico e problemas na função cardíaca, levando a paciente à morte. Os médicos decidiram fazer o teste de SARS-CoV-2, disse Kaul. As amostras dos seus novos pulmões deram positivo.

Suspeitando da origem da infecção, os médicos voltaram às amostras da doadora, que, segundo familiares, não tinha histórico de viagens recentes e não havia ficado exposta a ninguém com sintomas de Covid-19. A investigação de uma amostra mais profundos do fluifo do pulmões da doadora apresentou resultado positivo para coronavírus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Tribunal de Nova York reverte condenações de Harvey Weinstein por crimes sexuais
Corte de Apelações determinou um novo julgamento ao avaliar que o tribunal de primeira instância cometeu erros ao colher depoimentos
25/04/2024 às 10:55
Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo
24/04/2024 às 18:46
Primavera na Europa: poeira deixa Atenas laranja; veja vídeo
Vídeos e imagens compartilhados online mostraram pessoas em Atenas observando a névoa amarelo-laranja das colinas perto da capital grega
24/04/2024 às 10:58
Estudantes e professores vão às ruas contra congelamento de orçamento em universidades da Argentina
Segundo a Universidade de Buenos Aires, mais de 800 mil pessoas participaram das manifestações na capital argentina
23/04/2024 às 21:33
VÍDEO: Dois helicópteros da Marinha da Malásia se chocam durante ensaio
Acidente causou morte dos 10 tripulantes a bordo, conforme comunicado oficial da Marinha
23/04/2024 às 10:10
Filme com Wagner Moura, “Guerra Civil” lidera bilheteria nos EUA na 2ª semana
Produção arrecadou US$ 44,8 milhões no país desde a estreia e se tornou o maior lançamento da A24
22/04/2024 às 11:13
Chefe dos serviços secretos militares de Israel pede demissão
Aharon Haliva assumiu "culpa" por não ter evitado ataque em outubro de 2023
22/04/2024 às 10:48
Bebê em Gaza é salvo do útero da mãe morta em ataque israelense
Sabreen Al-Sakani estava grávida de 30 semanas no momento do bombardeio
21/04/2024 às 13:58
“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário
Corpo celeste poderá ser visto com uso de binóculo e telescópio
19/04/2024 às 18:35
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.