BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Os acertos e o erro de Lula com a indicação de Flávio Dino ao STF; leia opinião de Alexandre Macedo

Não é prerrogativa de Lula indicar um ministro porque ele é comunista. Assim como também não era prerrogativa do ex-presidente Jair Bolsonaro indicar um ministro porque ele era “terrivelmente evangélico”
Alexandre Macedo
19/12/2023 | 05:00

É do presidente da República a prerrogativa de indicar nomes para o Supremo Tribunal Federal (STF). E é do Senado a prerrogativa de aprovar ou não esses nomes. Por tradição, o Senado aprova o nome depois de submetê-lo a uma sabatina. O mais recente a passar pelo rito foi Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula e que tomará posse em fevereiro como ministro do STF.

Para ser ministro do STF, há cinco condições básicas: ser brasileiro nato, estar com plenos direitos políticos, ter mais de 35 e menos de 70 anos de vida, ter notável saber jurídico e reputação ilibada. Portanto, três critérios absolutamente objetivos e dois subjetivos. “Notável saber jurídico”, apesar dos currículos, depende de quem olha. E “reputação ilibada” é subjetivo porque depende de quem está julgando.

lula e dino
Presidente Lula ao lado do futuro ministro do STF Flávio Dino - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro Flávio Dino tem notável saber jurídico, porque foi por 12 anos juiz federal, por concurso. Todo mundo sabe que concurso para juiz federal não é uma coisa simples nem fácil de ser vencida. Depois, ele tem uma reputação ilibada. Independentemente de ser de esquerda ou de direita, simpático à posição política de “a” ou “b”, ele passou por diversos cargos públicos, inclusive de governador e ministro de Estado, e nada desabona a sua reputação.

Até aí Lula acertou em tudo, porque Flávio Dino preenche os requisitos e Lula está dentro das suas prerrogativas. Mas Lula cometeu um deslize. Lula é um político que fala muito bem com as massas. Presidente da República pela terceira vez, ele sabe o peso que têm suas declarações. Então, ele não diz coisas sem pensar, principalmente quando se refere a temas que são importantes para o País, e a indicação de um ministro do STF não é uma brincadeira.

Na semana passada, ao comemorar a aprovação de Dino pelo Senado, Lula, visivelmente emocionado, disse em um discurso durante a Conferência Nacional da Juventude que, pela primeira vez, o STF teria um “ministro comunista”.

Não é prerrogativa de Lula indicar um ministro porque ele é comunista. Assim como também não era prerrogativa do ex-presidente Jair Bolsonaro indicar um ministro porque ele era “terrivelmente evangélico”, caso de André Mendonça.

Nem um nem outro.

Ao STF devem ser indicados nomes que preencham àquelas condições básicas: idade, nacionalidade, direitos políticos, notável saber jurídico e republicação ilibada, mesmo que seja uma pessoa do relacionamento do presidente.

Lula acertou em vários pontos, mas errou em um. Comemorar o fato de o ministro ser “comunista” não é razão pela qual se deve festejar a indicação de um ministro novo para o STF.

Poderia ter sido pelos outros predicados de Flávio Dino.

*Alexandre Macedo é consultor político.

Cometa ilumina os céus de Portugal e Espanha
Agência Espacial Europeia estimou que o objeto voou sobre os países a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico na noite de sábado 18
19/05/2024 às 17:53
Judô: Michel Augusto se garante nos Jogos Olímpicos de Paris
Atleta de 19 anos alcançou classificação no Mundial de Abu Dhabi
19/05/2024 às 17:24
Regina Duarte é advertida pelo Instagram por divulgar informações falsas sobre chuvas no RS
Publicação da atriz, dizendo que governo federal não aceita ajuda de Portugal, foi marcada pela plataforma e direcionada a página de checagem
19/05/2024 às 17:04
Caminhão tomba e pega fogo na BR-101 em Baía Formosa
PRF indicou a existência de um desvio, atualmente acessível somente a veículos pequenos
19/05/2024 às 16:46
Brasil encerra 1ª semana da LNF com aproveitamento perfeito
Seleção brasileira bateu a Sérvia por 3 sets a 0 neste domingo
19/05/2024 às 16:27
América encara Potiguar de Mossoró pela Série D do Brasileirão neste domingo 19
Partida acontece às 18h no gramado da Arena das Dunas
19/05/2024 às 16:02
Desvio na BR-304 é fechado e causa congestionamento
Aproximadamente 200 veículos ficaram parados aguardando a reabertura do desvio
19/05/2024 às 15:19
Sebastian Vettel guia carro histórico em nova homenagem a Ayrton Senna; veja vídeo
McLaren MP4/8 foi conduzido pelo alemão em manhã de emoção no autódromo de Ímola
19/05/2024 às 14:49
Iern Natal é inaugurado nesta segunda 20
Atividades do instituto iniciam com quatro turmas, totalizando 160 estudantes
19/05/2024 às 14:16
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.