BUSCAR
BUSCAR
Reabertura
Obras do Teatro Alberto Maranhão devem ser concluídas em fevereiro
Obra de recuperação do espaço envolve toda a parte de estruturas elétricas e hidráulicas, de climatização do espaço, além da reestruturação do palco e do camarim, e da acessibilidade do espaço cultural. Investimento do Governo do Estado é de R$ 9,6 milhões em obras e equipamentos, realizados com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial
Redação
26/11/2020 | 08:25

As obras de restauração e recuperação do Teatro Alberto Maranhão (TAM), localizado na Ribeira, Zona Leste de Natal, devem ser concluídas em fevereiro do próximo ano, de acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 9,6 milhões em obras e equipamentos, realizados com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Atualmente, o serviço segue em ritmo avançado, com 48% das etapas concluídas.

A obra de recuperação envolve toda a parte de estruturas elétricas e hidráulicas, de climatização do espaço, além da reestruturação do palco e do camarim, e da acessibilidade do espaço.

Esta é uma das maiores e mais cuidadosas reformas feitas desde sua inauguração, em março de 1904. O restauro capitaneado pelo Governo por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo, conta pela primeira vez com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), que recebe apoio dos setores de engenharia da Setur e Governo Cidadão. A Fundação José Augusto também atua na fiscalização.

De acordo com o projeto que vem sendo executado, o jardim do TAM voltará a ter suas características originais com novos canteiros de plantas e bancos. As poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas também foram totalmente recuperadas. As janelas e esquadrias do Teatro foram restauradas de maneira criteriosa e artesanal, com a raspagem mecânica manual das antigas demãos de tinta e recuperação das partes danificadas para receber a nova pintura.

A estrutura metálica do telhado foi totalmente reconstituída e reforçada para instalação de telhas termoacústicas sobre a plateia e caixa cênica, garantindo maior isolamento térmico e acústico para o edifício. O sistema de climatização do palco e plateia voltará a ser central, o que garantirá melhor refrigeração e menor quantidade de ruídos durante os espetáculos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.