BUSCAR
BUSCAR
Opinião

O fato, a versão e a especulação; leia opinião de Sávio Hackradt

Fatos da sucessão municipal são atropelados por um turbilhão de versões, que se espalham rapidamente, feito fogo de monturo
Sávio Hackradt
11/11/2023 | 05:00

O fato real é que a sucessão municipal de Natal já tomou conta da agenda de todos os partidos políticos, mas não tomou conta da agenda da sociedade, do povo natalense, da população que aqui reside. Sempre digo que, há um ano das eleições, só os pretensos candidatos, assessores, jornalistas, desocupados e tarados por política começam a discutir e especular sobre um pleito eleitoral que só vai ocorrer no ano seguinte.

É fato também que dois nomes polarizam como os mais fortes concorrentes à prefeitura de Natal. Em 12 pesquisas feitas por institutos diferentes, Carlos Eduardo (PSD) lidera com percentuais variando de 25% a 30% e, em segundo lugar, aparece a deputada federal Natália Bonavides (PT) oscilando entre 9% e 15%. Dos demais nomes que são citados, nenhum alcança os dois dígitos, estando presentes só para marcar posição política.

Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, com protesto na frente - Foto: José Aldenir / Agora RN
Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, com protesto na frente - Foto: José Aldenir / Agora RN

Outro fato é que as articulações estão em plena efervescência, nem sempre nos bastidores. Sabe-se que ocorreram conversas dos dois principais concorrentes para atrair apoios. Um exemplo foi o encontro da deputada federal Natália Bonavides (PT) com o vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB), para atrair o apoio do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB). Outro exemplo foram os encontros do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) com o atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), com o ex-senador José Agripino (União Brasil) e com o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), também em busca de apoio e formação de um grupo político capaz de vencer as eleições do próximo ano. Mas além de mirar em 2024, os encontros políticos também visam a eleição de 2026, quando serão disputados os cargos de governador(a), senador(a) e deputado(a) federal e estadual.

A partir desses fatos, meu amigo, minha amiga, surgem as mais variadas versões sobre o que ocorreu nesses encontros. E no meio delas, proliferam interpretações, fantasiosas como histórias da carochinha. E é nesse campo das histórias da carochinha, que viaja a imaginação criativa dos políticos, assessores e jornalistas. Os fatos são atropelados por um turbilhão de versões, que se espalham rapidamente, feito fogo de monturo. E aí se forma um campo fértil para as especulações sobre quem apoia quem, para formação de chapas e alianças partidárias. Na verdade, poucos sabem o que realmente essas lideranças conversaram e acertaram, para virem a consolidar alianças nos próximos passos. E digo mais: ninguém sabe ainda de nada do que vai acontecer nas próximas eleições!

Nesse momento, os partidos políticos e cada pretenso candidato estão se valorizando para, quando chegar a hora da onça beber água, sentarem-se à mesa e fecharem o acordo que considerarem melhor para vencer a eleição. Até abril do ano que vem vão ocorrer muitos fatos, mas poucos saberão da verdade. O fato concreto é que Carlos Eduardo (PSD) lidera com folga as pesquisas e Natália Bonavides (PT) consolidou sua candidatura no segundo lugar.

No próximo artigo vou especular sobre candidaturas e alianças políticas para a sucessão na prefeitura de Natal. Também tenho direito de contar minha história da carochinha.

*Sávio Hackradt é jornalista