10/10/2023 | 07:52
A campanha do “Outubro Rosa” promovida pela Prefeitura de Natal foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (09), em solenidade realizada na Unidade Básica de Saúde de Dix-Sept Rosado, Zona Oeste. Ao longo do mês, a gestão municipal vai promover uma série de ações voltadas à conscientização sobre o câncer de mama, bem como a detecção precoce da doença e a importância do seu tratamento. O prefeito Álvaro Dias participou do evento, ao lado do secretário municipal de Saúde, George Antunes.
“Essa é uma das campanhas mais representativas e importantes que realizamos. Como médico, sei muito bem que, para obter sucesso ao longo do tratamento, a detecção da doença nos estágios iniciais é fundamental. Portanto, determinamos que toda a nossa estrutura se volte para esta questão”, disse o prefeito.
Álvaro Dias apontou para a realização da programação especial deste ano. “Todas as nossas unidades de saúde, hospitais, maternidades e policlínicas estão mobilizadas, iremos distribuir material informativo para os usuários da rede pública municipal de saúde, teremos palestras em todos os distritos sanitários, bem como seguiremos com os mutirões de mamografia. De forma integrada e unidos, vamos conseguir salvar vidas e proteger a população”, destacou ele.
Uma das grandes ações ligadas ao enfrentamento ao câncer de mama é a realização da mamografia. A atual gestão municipal elegeu como prioridade zerar a demanda pela realização de exames de imagens na rede pública municipal de saúde. Depois de um árduo trabalho e a pactuação de contratos com diversas instituições e clínicas, hoje não existe fila para execução desse tipo de procedimento no Município.
“Esse foi um avanço extraordinário proporcionado pela gestão do prefeito Álvaro Dias”, disse o secretário municipal de Saúde, George Antunes.
O titular da SMS aproveitou a oportunidade para dizer que as ações voltadas à conscientização ao câncer de mama acontecem de forma permanente em Natal: “Em outubro, nós intensificamos esse trabalho, mas ao longo do ano ele acontece de maneira contínua. Não podemos baixar a guarda”.
A UBS Dix-Sept Rosado recebe até o final desta semana a Unidade Móvel do Grupo Reviver, um dos prestadores de serviço contratados pelo Município para a realização de mamografias. A dona de casa Cristina de Oliveira, 49, moradora do bairro de Dix-Sept Rosado aproveitou a oportunidade e fez a mamografia: “Faço acompanhamento de rotina e aproveitei que vim me consultar aqui na UBS para fazer o exame. Foi tudo rápido, simples e eficiente”, disse.
Representante da Câmara Municipal de Natal no evento, o vereador Felipe Alves também falou sobre a importância da ação: “É preciso enaltecer o trabalho que zerou a fila de espera para a realização de mamografia em Natal. Quero parabenizar todos os profissionais pelo trabalho desempanhado e dizer que essa atenção e cuidado devem ser permanentes”, finalizou ele, que é autor da lei que facilitou o exame de acesso à mamografia para as pacientes do grupo de risco do câncer de mama e instituiu de forma permanente a campanha do “Outubro Rosa” no calendário oficial de eventos do Município.
Outubro rosa: Demanda por mamografias zerada
Em 2023, somente entre os meses de janeiro e agosto, já foram mais de 21 mil mamografias realizada na rede pública municipal de saúde. Número que se aproxima do registrado no ano passado: 30 mil exames.
O serviço é oferecido com facilidade e sem fila de espera. Basta qualquer mulher procurar uma unidade de saúde e, caso o médico solicite, ela é encaminhada para realizar o exame. A Prefeitura de Natal disponibiliza, ainda, mamografias gratuitamente para a população, por meio de cinco prestadores de serviço e de uma parceria muito produtiva com o Grupo Reviver.
“O Outubro Rosa é mais do que apenas a cor que veste nossas cidades, prédios e redes sociais neste mês. É um movimento de solidariedade, informação e esperança. É um lembrete de que, juntos, fazemos a diferença na vida de muitas pessoas”, definiu o prefeito Álvaro Dias, na cerimônia de lançamento da campanha.
Só nessa parceria junto com o Grupo Reviver, ao longo de 11 anos, já foram realizados mais de 50 mil exames de mamografia em Natal. A presidente da organização, Ana Tereza Mota, reforça a importância da iniciativa e comenta sobre os resultados obtidos ao longo desses anos de parceria.
“Até 2019, só fazíamos os mutirões durante o mês de novembro, mas a gestão municipal, mostrando muita sensibilidade, firmou uma parceria conosco e passamos a ofertar os exames todos os meses. São em média, 2.250 procedimentos mensais, só com o Reviver. Estamos falando de prevenção. Não podemos esmorecer e a população precisa entender a necessidade da realização de exames periódicos. O Outubro Rosa reforça esse cuidado, mas ele precisa ser permanente”, disse Ana Tereza.
Ela revelou que durante o mutirão da última semana, cerca de 10% dos exames apontaram nódulos sugestivos ao câncer de mama: “Isso demonstra que, infelizmente, muitas pessoas ainda fecham os olhos para o problema. Avançamos muito nessa questão, porém é preciso massificar as informações e alertar a sociedade para salvarmos mais vidas”, concluiu.
