BUSCAR
BUSCAR
Cidades
Natal ganha primeira Central de Logística Reversa de Eletrônicos
Central tem como objetivo incentivar o descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
Redação
25/06/2022 | 09:55

Na manhã desta sexta-feira 24, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, participou da inauguração da primeira Central de Logística Reversa de Eletrônicos de Natal. A ação é uma parceria com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e o Ministério do Meio Ambiente, que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a realização do descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos na capital potiguar. A empresa Natal Reciclagem será a gestora da Central, que funciona na avenida Adolfo Gordo, na Cidade da Esperança.

Para o titular da pasta, Thiago Mesquita, essa é uma ação muito importante porque lixo é negócio. Um negócio extremamente lucrativo e principalmente “é transformação social”, ressaltou. Destacou os avanços obtidos pelo atual governo federal, na área de resíduos sólidos com a atualização de diversas leis de inovação tecnológica do setor. Parabenizou a empresa Natal Reciclagem, por estar à frente do projeto que agrega valor ambiental, não somente na educação e na consciência, mas quando retira do solo os materiais que contribui para aumentar o efeito estufa e contaminação do solo.

“Que possamos avançar nesse caminho, buscando essa transformação importante na visão social, econômica e agregando valor ambiental para as presentes e futuras gerações. Fico extremamente feliz quando vejo uma empresa que vi nascer e está passando a ser referência nesse quesito”, destacou.

“Com a inauguração da Central em Natal, inicia-se uma nova etapa do processo de logística reversa no estado potiguar. Com o local será possível conscientizar a população e apresentar os benefícios do descarte ambientalmente correto dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, evitando assim o aumento da poluição nas vias, rios e mares, com emissão de gases e metais pesados que fazem mal para a saúde da população”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

O evento de inauguração ocorreu no Natal Reciclagem e contou com a presença de autoridades como, Thiago Mesquita (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) e André França (Secretário de qualidade do Ministério do Meio Ambiente) e da representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), Iracy Wandeley. Além disso, esteve presente também Jurandir Rodrigues Nunes (Sócio Administrativo da Natal Reciclagem) e Mariana Marques (Analista Ambiental da ABREE).

No ano de 2020, entrou em vigência o Decreto Federal 10.240/2020, que realiza a regulamentação do setor de reciclagem e logística reversa. A legislação dividiu a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos no seu pós-consumo, com os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos. Atualmente, já são quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos inaugurados pelo Brasil, em sua maioria no setor varejista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.