Natal sediou nesta quarta-feira 5, o 1º Seminário de Desafios Climáticos: Impactos nas Cidades, Mitigação e Adaptação, parte da programação educacional da Semana do Meio Ambiente de 2024. O evento reuniu especialistas, incluindo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, para discutir os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas, com um enfoque particular nas áreas urbanas.
Organizado em parceria entre a Prefeitura do Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e DCE/UFRN, o seminário ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia da UFRN. E ofereceu uma série de palestras e debates ao longo do dia, proporcionando uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos e a formulação de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O evento começou às 8h30 com o credenciamento dos participantes. Às 9h, a Professora Ruth Ataíde da UFRN iniciou as atividades com a palestra de abertura intitulada “Direito à Cidade e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole”. Em seguida, Thiago Mesquita, titular da Semurb, discutiu “Ações Municipais de Mitigação no Âmbito das Mudanças Climáticas”.
Leia também: Potigás sedia evento sobre transição e segurança energética
A iniciativa reforçou o compromisso da cidade de Natal em abordar os desafios climáticos de maneira proativa e colaborativa. Na ocasião, o representante da Semurb ainda apresentou com exclusividade o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudança Climáticas, elaborado por equipe técnica da pasta.
Outras palestras ao longo do dia incluíram temas como saneamento e mudanças climáticas, apresentados pela Professora Dayana Torres do IFRN, e as atividades do laboratório de variáveis ambientais, com o Professor Francisco Raimundo da Silva do INPE.
“As adaptações no tratamento de água e esgoto devem ser realizadas de maneira urgente, pois nós já observamos situações graves envolvendo esse setor no nosso país e tudo está conectado e pode ser evitado com políticas efetivas e conscientização”, discursa uma das palestrantes, a especialista, Dayana Torres.
Leia também: Semana do Meio Ambiente de Natal conta com vasta programação
À tarde, a programação continuou com discussões sobre os impactos climáticos na bacia do Pitimbu, pela professora Karine Deusdará; A Importância da Ciência Ecologia para a preservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas pelo Professor José Luiz Attayde da UFRN e os Marcos institucionais da Desertificação no estado do Rio Grande do Norte com Anny Catarina Nobre de Souza do IDEMA e PPGe/UFRN.
“As mudanças climáticas tem alterado os padrões de chuva e de evaporação, isso ocasiona em muitas adversidades no período chuvoso. A bacia do Pitimbu é uma área de drenagem e as chuvas geram um escoamento superficial que levam areia para a bacia, dessa forma existe uma contaminação da água, o que é preocupante”, explica a professora Karine Deusdará.
E para encerrar o evento o tema Planejamento de ações de adaptação às mudanças climáticas: Cenários para o RN pela plataforma AdaptaBrasil com Diógenys Henriques IDEMA e PPGe/UFRN