BUSCAR
BUSCAR
Patrimônio
Movimento social ocupa prédio histórico na Zona Leste de Natal
Prédio da antiga Faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi ocupado pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB)
Redação
30/10/2020 | 12:10

O prédio da antiga Faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um imóvel histórico localizado no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal, foi ocupado na madrugada desta sexta-feira 30 por um grupo de 60 famílias que integram o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB).

Segundo o grupo, que publicou nas redes sociais imagens o ato, o local ocupado foi escolhido por estar abandonado e sem função social.

A ocupação foi batizada com o nome de Emmanuel Bezerra dos Santos, estudante potiguar morto durante o regime militar. 

“Emmanuel Bezerra segue vivo nas nossas lutas e por isso homenageamos ele!”, publicou o MLB, na postagem sobre a ocupação.

O prédio da antiga faculdade de direito pertence à UFRN. Hoje, o imóvel apresenta situação extremamente delicada e estrutura comprometida. O local é tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 2018, a UFRN informou que havia um recurso de R$ 2,6 milhões assegurado para um projeto de revitalização do prédio. O dinheiro seria utilizado para restaurar as instalações do equipamento, transformando-o em um museu para a Universidade. No entanto, o projeto ainda não saiu do papel.

Em nota oficial, a UFRN informou que o prédio está em processo de restauração e que mantém o serviço de vigilância no local. “Dessa forma, ao tomar conhecimento da ocupação na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro, a UFRN está avaliando os encaminhamentos adequados, preocupada com o caráter histórico do prédio e os riscos que o imóvel oferece aos ocupantes”, informou a instituição.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.