BUSCAR
BUSCAR
Cidadania

Mossoró proíbe fogos barulhentos e inicia fiscalização no São João

Prefeitura realiza ação educativa neste sábado 14, e reforça que uso de rojões com estampido será fiscalizado e pode gerar multa
Redação
12/06/2025 | 16:17

A Prefeitura de Mossoró realiza neste sábado 14, a partir das 8h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), uma ação educativa da campanha “São João sem rojão”, com foco na conscientização da população sobre a proibição da soltura de fogos de artifício com estampido. A medida tem respaldo na lei municipal nº 3.492/2022, que veda fogos ruidosos, e no decreto nº 6.692, que regulamenta a fiscalização e prevê penalidades para quem descumprir.

A medida busca garantir o respeito à saúde e ao bem-estar de pessoas com deficiência, idosos, autistas, acamados e também dos animais, especialmente durante o período de festas juninas.

mossoró
Campanha "São João sem Rojão" alerta para os riscos dos fogos com estampido à saúde de pessoas vulneráveis e aos animais. | Foto: Arquivo Secom/PMM

“A lei está em vigor e quem for flagrado soltando rojões barulhentos pode ser multado. A fiscalização será feita durante o Mossoró Cidade Junina”, informou um representante da Prefeitura. Segundo ele, a campanha “São João sem Rojão” tem como foco a educação, mas também prevê ações firmes contra o descumprimento.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

A população pode denunciar casos de uso de fogos ruidosos por meio do telefone 153, que funciona gratuitamente e com garantia de anonimato do denunciante. “A denúncia é fundamental para garantir o cumprimento da lei e proteger quem mais sofre com o barulho”, reforçou o agente público.

A campanha envolve um grupo de trabalho intersetorial formado por secretarias municipais, conselhos, ONGs e associações, como a Secretaria de Saúde (SMS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Secretaria de Assistência Social (SEMASC), a Coordenadoria de Políticas para Pessoa com Deficiência e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR).

NOTÍCIAS RELACIONADAS