BUSCAR
BUSCAR
Pandemia

Ministério da Saúde confirma que reinfecção de covid-19 em Manaus foi por nova cepa

De acordo com a pasta, uma mulher foi diagnosticada com covid-19 pela primeira vez em 24 de março do ano passado e, novamente, em 30 de dezembro, com exame positivo de RT-PCR
Estadão
15/01/2021 | 13:54

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 15, que um novo caso de reinfecção por covid-19 registrado no País, em Manaus, se deu por contaminação de uma nova variante do coronavírus identificada no Estado do Amazonas.

De acordo com a pasta, uma mulher foi diagnosticada com covid-19 pela primeira vez em 24 de março do ano passado e, novamente, em 30 de dezembro, com exame positivo de RT-PCR. Na segunda análise, observou-se que o vírus tinha um padrão de mutações compatível com a variante do vírus Sars-CoV-2 que foi identificada no Japão em quatro turistas do País que tinham recentemente voltado do Amazonas.

Ministério da saúde confirma que reinfecção de covid-19 em manaus foi por nova cepa
Nova variante teria surgido no Amazonas, estado que enfrenta nova alta de casos da covid-19 Foto: Bruno Kelly/Reuters

Análise feita na Fiocruz-Amazônia sobre o genoma do vírus encontrado nos japoneses revelou se tratar de uma nova variante do coronavírus que surgiu no Amazonas entre dezembro e janeiro, que foi denominada provisoriamente de B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y). O caso da mulher de Manaus reinfectada foi analisado também pela Fiocruz, que constatou se tratar da mesma variante.

Um alerta foi enviada pela fundação ao Ministério da Saúde no dia 12, informando que havia identificado a nova variante em uma mulher de 29 anos que já havia sido infectada nove meses antes. O Estado fez também uma notificação no dia 13 e o ministério confirmou nesta sexta. De acordo com a pasta, este é o segundo caso de reinfecção observado no Brasil por uma nova cepa. O primeiro foi na Bahia, mas com a variante identificada na África do Sul.

“A informação foi compartilhada, como parte da rotina da vigilância epidemiológica, com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e com toda a Rede do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs). O Ministério da Saúde recomendou aos Estados, Distrito Federal e municípios o contínuo fortalecimento das atividades de controle da covid-19, a ampliação do sequenciamento de rotina dos vírus Sars-CoV-2, a investigação de surtos e o rastreamento de contatos de todo caso de covid-19”, informou a pasta.

Há uma preocupação de que a nova cepa identificada no Amazonas seja um dos motivos para a explosão recente de casos em Manaus, que culminou nesta quinta-feira, 14, com o esgotamento dos estoques de oxigênio em hospitais da cidade e com a morte de pacientes por asfixia. A Fiocruz-Amazônia está investigando se nova cepa está circulando na região em grande quantidade e se ela é mais contagiosa que as 11 variantes anteriores que tinham aparecido na região.

Um outro estudo feito pela estudo feito por pesquisadores do Centro Brasil-Reino Unido de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (grupo Cadde), que conta com a participação do Instituto de Medicina Tropical (IMT) e da Faculdade de Medicina da USP, revelou que a nova linhagem identificada em Manaus estava presente em 42% dos pacientes infectados testados na cidade.

O grupo analisou 31 amostras que deram positivo em teste de RT-PCR coletadas entre 15 e 23 de dezembro. A nova linhagem foi identificada em 13 dessas amostras, segundo estudo publicado como pré-print (ainda sem revisão de pares) na revista Genomic characterisation of an emergent sars-cov-2 lineage in Manaus: preliminary findings.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Correios abrem período de adesão a Programa de Desligamento Voluntário
Para aderir, empregados devem estar há pelo menos 25 anos na empresa
17/09/2024 às 17:46
Emissão de gases do efeito estufa por queimadas na Amazônia cresce 60%
Dados constam do levantamento do Observatório do Clima
17/09/2024 às 13:40
Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional
Marina Silva diz que pena de dois a quatro anos é leve
17/09/2024 às 10:52
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 82 milhões
Sorteio será realizado a partir das 20h, horário de Brasília, em SP
17/09/2024 às 09:32
Caixa começa a pagar Bolsa Família de setembro
Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado
17/09/2024 às 09:20
Com dívida de R$ 3,8 bilhões, Tupperware vai pedir falência nesta semana
Com dificuldade de se adaptar ao mercado, a empresa teve uma queda de ações preocupantes
17/09/2024 às 09:13
Após agressão, cadeiras são parafusadas no chão para debate desta terça em São Paulo
Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) confirmaram presença no debate e se encontrarão após cadeirada
17/09/2024 às 08:43
Lula chama chefes de Poderes para discutir emergência climática
Governo prepara um pacote de medidas para lidar com as queimadas
17/09/2024 às 07:43
Oscar: “Ainda Estou Aqui” é um dos seis pré-selecionados para representar Brasil
Ao todo, 12 longas-metragens foram inscritos e habilitados a concorrer à vaga
17/09/2024 às 06:57
Lula quer convocar governadores para debater incêndios e planejar ações
Fumaça já toma 60% do território e virou munição para oposição
17/09/2024 às 06:46