BUSCAR
BUSCAR
Política

Mineiro busca acesso a processos e pressiona por respostas da Prefeitura

Deputado federal alerta sobre pendências da Prefeitura de Natal que podem comprometer a realização da engorda da praia de Ponta Negra
Redação
10/07/2024 | 08:35

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) solicitou à Defesa Civil Brasil o acesso a todo o processo referente à engorda da praia de Ponta Negra, nesta terça-feira 9. O parlamentar afirmou estar preocupado com a demora da Prefeitura do Natal em atender às demandas e pendências do projeto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e às diligências da Defesa Nacional e colocou seu mandato à disposição para auxiliar no processo.

“Fiquei muito preocupado porque, além de ter demandas e pendências junto ao Idema, a Prefeitura também possui pendências junto à Defesa Civil nacional, que vai financiar todo o projeto. O órgão encaminhou um ofício no último dia 4 à Prefeitura Municipal, para ela responder uma série de diligências e a gestão tem menos de 30 dias para responder. Caso contrário, o processo será suspenso, o que será muito ruim para a cidade”, afirmou.

Fernando Mineiro 2
Deputado federal Fernando Mineiro (PT) levanta questionamentos sobre obra da engorda de Ponta Negra - Foto: Reprodução

Segundo o deputado, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) “deveria gastar energia para responder às diligências da Defesa Civil e assim, garantir o repasse dos recursos. E, paralelo a isso, responder às diligências apresentadas pelo Idema, para que a obra tenha sequência”. Ele falou que seu mandato parlamentar está à disposição para ajudar à Prefeitura, para que Natal não perca os recursos para a realização da obra.

“Nós não podemos deixar isso acontecer. Estou aqui para ajudar. Vamos trabalhar para resolver esses entraves, sem as cortinas de fumaça criadas pelo prefeito para esconder sua responsabilidade”, afirmou. Questionado pelo AGORA RN como seu mandato pretende ajudar para que haja celeridade na engorda, disse: “Buscando informações corretas sobre o processo e ajudando a combater a desinformação”.

E completou: “De forma enganosa, passaram informações falsas à sociedade. A continuidade dos repasses dos recursos para a obra depende única e exclusivamente das respostas que a Prefeitura venha a dar às diligências feitas pela Defesa Civil. Não depende da licença do Idema, porque esta não é invenção, mas exigência da legislação ambiental nacional e não pode ser ignorada”.

Deputado Mineiro relembra entraves para engorda

Mineiro relembrou os entraves para a engorda da praia de Ponta Negra. “As verdadeiras ‘forças do mal’ que agem contra a cidade são as que, desde 2012, não conseguem fazer a obra. Naquele ano, na gestão de Micarla de Souza e o vice Paulinho Freire, o calçadão foi destruído por uma grande ressaca da maré. O Governo Federal decretou estado de calamidade pública da área e transferiu os recursos para recuperação e requalificação do que foi destruído”.

Mas, conforme o deputado, nada foi feito. “Em 2013, sob a administração de Carlos Eduardo, a recuperação do calçadão ainda não tinha sido iniciada e já se apontava a engorda como uma solução para o problema”. E que, somente em 2018, a gestão de Carlos Eduardo e Álvaro Dias apontou que o principal entrave era a liberação de R$ 39 milhões pelo Governo Federal.

“Em 2019, Álvaro tenta conseguir os recursos necessários para a dragagem e a engorda. Em 2021, apresentou o projeto básico da obra e o então ministro do Ministério de Integração Regional, Rogério Marinho, anunciou os recursos para execução da engorda. Em 26 de julho de 2023, o Idema liberou uma licença prévia para que a Prefeitura licitasse a obra, mas só há pouco mais de 23 dias que a gestão apresentou a documentação. Agora, cobra o licenciamento em apenas 20 dias”, ressaltou.

O PT pode estar se enganando com Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN
Mineiro relembra os entraves para a engorda da praia de Ponta Negra – Foto: José Aldenir/Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”
Segundo o ministro das Relações Institucionais, presidente disse que regra ajuda a ampliar investimentos no país e recuperar políticas sociais
12/07/2024 às 20:15
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51