BUSCAR
BUSCAR
STF

Mauro Cid desmente que teria sido coagido pela PF e silencia sobre interlocutor em depoimento ao STF

O tenente-coronel Mauro Cid compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira 22
Redação
23/03/2024 | 08:04

O tenente-coronel Mauro Cid compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira 22, para confirmar o conteúdo dos depoimentos de sua colaboração premiada. Em um depoimento que contradiz os áudios divulgados pela revista Veja, Cid negou categoricamente ter sido coagido pela Polícia Federal (PF) a dar declarações específicas.

Os áudios em questão irritaram o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Neles, Cid acusava a PF de pressioná-lo para fornecer uma versão pré-determinada dos fatos. No entanto, em sua oitiva, o ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro (PL) desmentiu suas próprias palavras, afirmando não ter sofrido qualquer tipo de coação.

25 retro 2023 tenente coronel mauro cid depoe na cpi dos atos golpistas
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid negou ter sido pressionado pela PF - Foto: Agência Brasil

Durante o depoimento, Cid também se negou a revelar com quem estava conversando no momento em que fez as declarações polêmicas. Os investigadores buscavam obter informações sobre o interlocutor através de mensagens trocadas via WhatsApp.

Após a audiência no STF, o tenente-coronel foi preso preventivamente pela segunda vez e teve sua residência alvo de um mandado de busca e apreensão. Integrantes da PF argumentaram que Cid violou o acordo de confidencialidade de sua cola- boração premiada, consideran- do sua atitude como um descumprimento de medida cautelar. Ele é suspeito de obstrução de Justiça ao tentar atrapalhar as investigações em curso.

A corte suprema informou que ainda está avaliando a homologação da delação premiada feita por Cid, visto que os termos do acordo não foram tratados pelo STF, mas sim pelos próprios investigadores.

A audiência foi conduzida pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Alexandre de Moraes. Segundo informações de funcionários do tribunal, Cid passou mal e chegou a desmaiar ao ser informado sobre a ordem de prisão. No entanto, ele se recuperou pouco depois e foi atendido por brigadistas presentes no local.

O depoimento de Cid ao STF foi agendado após a divulgação de áudios pela revista Veja, nos quais ele sugere que a Polícia Federal estaria conduzindo as investigações sobre o ex-presidente com uma narrativa pré-estabelecida. Além disso, o tenente-coronel fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, que havia homologado sua delação premiada.

Resultado do SiSU sai neste domingo 26; saiba como conferir
Os estudantes poderão consultar a lista de aprovados no portal do SiSU
26/01/2025 às 08:34
Itamaraty chama tratamento a deportados de “degradante” e questionará EUA
Grupo de brasileiros chegou na noite deste sábado 25 em Confins, após problemas com ar condicionado e princípio de tumulto em Manaus
26/01/2025 às 08:06
Brasileiros deportados dos EUA chegaram algemados e foram soltos pela PF
De acordo com o Ministério da Justiça, houve um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros"
25/01/2025 às 15:10
Inscrições para o Prouni 2025 estão abertas até a próxima terça-feira
Programa oferta bolsas de estudo em universidades privadas
25/01/2025 às 13:17
MP denuncia serial killer por 10 homicídios
Promotoria reforça que Albino Santos de Lima representa uma ameaça à sociedade; crimes foram movidos por visão distorcida e obsessiva
25/01/2025 às 10:11
Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos
Foco será no estímulo da produção agrícola local, diz Rui Costa
24/01/2025 às 15:37
Concurso do Ibama terá 460 vagas com salários de R$ 9.994,6
Edital foi publicado nesta sexta 24
24/01/2025 às 14:27
Previdência Social fecha 2024 com redução de 40,7% da fila da perícia médica
Tempo médio de espera também caiu e está em 43 dias
24/01/2025 às 08:43
Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” são indicados ao Oscar 2025
Produção concorre tem três categorias, entre elas a de Melhor Filme
24/01/2025 às 07:24