Em entrevista nesta quarta-feira 5, a presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Lula (PT) provavelmente não vai vetar o projeto que prevê a taxação de produtos importados acima de US$ 50 para “não se complicar”.
A polêmica em torno da taxação das chamadas “blusinhas” ganhou força após um acordo entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para estabelecer um imposto de 20% sobre essas compras, com o objetivo de proteger o varejo nacional.

Derrubada da taxa no Senado
Contudo, a medida foi derrubada pelo relator no Senado, que suprimiu do texto o trecho referente à taxação.
Gleisi explicou que o PT sempre foi contra a taxação, mas que não havia “correlação de forças” na Câmara para impedir o acordo proposto por Lira. Segundo ela, o governo também não tinha força para barrar a medida.
“O governo deu sinal para fazer esse acordo senão não sairia o projeto Mover, que era o importante, a medida provisória que é sobre a indústria automobilística e outras questões para ajudar a indústria”, explicou a deputada.
Com informações da CNN Brasil