BUSCAR
BUSCAR
Diplomacia

Lula diz que problema com EUA será resolvido após conversa com Trump

Presidente afirmou que negociações sobre tarifaço de produtos brasileiros devem avançar com participação de Marco Rubio; Lula também reforçou relação com China.
Redação
09/10/2025 | 16:08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira 9 que o “problema com os Estados Unidos vai ser resolvido”, referindo-se à conversa que teve com Donald Trump na segunda-feira 6 sobre o tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros.

“Graças a Deus, aquilo que parecia impossível, eu tive uma conversa com Trump na segunda-feira e acho que também o problema com os Estados Unidos vai ser resolvido, porque a gente quer estar bem com a China, com os Estados Unidos, com Argentina, com o Uruguai. Não queremos estar mal com nenhum país”, disse Lula durante o lançamento da fábrica da montadora chinesa BYD, que está sendo instalada na Bahia.

Lula troca de avião após falha no motor antes de voo no Pará - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Lula afirmou que negociações com os EUA sobre tarifaço de produtos brasileiros devem avançar e reforçou relações com a China. - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente afirmou ainda que “estamos tentando apresentar ao mundo um projeto de nação, não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação estabilizada com o mundo, é por isso que nós defendemos o multilateralismo. É por isso que nós não concordamos com os Estados Unidos de taxar os produtos brasileiros com base em coisas que não eram verdadeiras”.

Em conversa com Lula, Trump designou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para dar continuidade nas negociações sobre o tarifaço. Segundo o presidente, Rubio já entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e há expectativa de que os dois países comecem a resolver a questão.

“Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar, porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos, com o Uruguai, com a Bolívia, o Brasil quer paz e amor. Quer crescer, se desenvolver. Não temos contencioso com nenhum país do mundo”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Piatã nesta manhã.

Sobre a relação com a China, o presidente afirmou que pretende continuar fortalecendo os laços comerciais e tecnológicos. “A gente não quer parar de exportar commodities, mas a gente quer exportar inteligência, conhecimento, valor agregado. Por isso a gente vai continuar fortalecendo nossa relação com a China”, disse.

Lula ainda ressaltou sua relação pessoal com o presidente Xi Jinping: “Eu me considero amigo do Xi Jinping e ele se considera amigo do Brasil, porque nós somos dois países importantes do sul global e a gente não aceita que ninguém meta o dedo no nosso nariz. Queremos ser respeitados e tratados com muita decência”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS