BUSCAR
BUSCAR
Talento
Jovem do RN com paralisia cerebral pinta quadros com a cabeça e sonha ter cadeira motorizada
Ryan, que mora em Carnaúba dos Dantas, tem o sonho de ter uma cadeira motorizada. Atualmente, a que ele usa está velha, com partes quebradas e rodas saindo
Razões para Acreditar
05/08/2021 | 09:23

A paralisia cerebral não limitou Ryan Silva, 33 anos, de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, a se revelar um grande artista de pintura em tela. Apenas com a cabeça e um suporte para a ponteira, ele pinta quadros, expressando as mais belas paisagens do Nordeste. O site Razões para Acreditar promove uma vaquinha para ajudar a comprar uma nova cadeira para o jovem.

Ryan tem um sonho para tornar sua liberdade ainda maior: ter a sua cadeira motorizada. Atualmente, a que ele usa está velha, com partes quebradas e rodas saindo.

A vaquinha poderá ajudar a adquirir a cadeira motorizada de Ryan, sob medida, para que ele não sinta mais dores. O modelo terá apoio para a cabeça e servirá de suporte para suas pinturas, já que hoje, ele depende de outras pessoas para deixar o quadro fixado enquanto pinta.

A cadeira que Ryan usa hoje tem mais de 5 anos (e chegou 8 anos atrasada via SUS), estando muito pequena pra ele, o que o machuca muito.

Ryan nasceu com paralisia por uma negligência médica. Sua mãe, que estava sozinha na sala de parto, deu à luz e viu o filho cair no chão. Como consequência, houve falta de oxigenação no cérebro, gerando o quadro de paralisia.

Hoje, Ryan tem os movimentos do corpo limitado, necessita de ajuda para tudo e faz uso de fraldas. Possui também desvio na coluna, o que o leva a ter muitas dores.

“Irmãe” ajuda no dia a dia

Atualmente, quem ajuda Ryan é a irmã, Thabatta Pimenta, de 29 anos, a primeira vereadora trans do estado no RN. Ela cuida do Ryan como se fosse seu filho, desde que há 10 anos, o irmão mais velho morreu em seus braços.

Thabatta luta pela educação inclusiva, acessibilidade e direito às pessoas com deficiência e carrega o Ryan, literalmente, nos braços para todos os lados (praia, cinema, festas) para que ele sempre se sinta parte das atividades do dia a dia.

Cadeira motorizada dará mais liberdade para Ryan pintar e se locomover

Com a cadeira sendo sob medida, Ryan não sofrerá mais dores. O modelo que será comprado com a vaquinha tem apoio para a cabeça e servirá de suporte para suas pinturas, já que hoje, ele depende de outras pessoas para deixar o quadro fixado enquanto pinta.

Ryan começou a pintar há 11 anos na escola e nunca mais parou. É com as pinturas que ele se expressa e se sente livre. Na época, ele usava o pincel na boca e há três anos conseguiu o suporte para que ele usa na cabeça para pintar.

“A paralisia afetou seus movimentos, mas ele é extremamente inteligente, se expressa, entende tudo. É ele quem nos dá forças. Quando mainha se foi ele disse que ele ia cuidar da gente”, contou Thabatta ao Razões para Acreditar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.