BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Instituto Italo Ferreira: projeto social do surfista potiguar completa um ano

Ação desenvolvida em Baía Formosa trabalha com três pilares: formação, sustentabilidade e esporte
Isabelly Noemi
28/10/2023 | 05:00

O Instituto Italo Ferreira (IIF) celebrou seu primeiro ano de atividades nesta sexta-feira 27. Localizado na cidade de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, o projeto social atende 93 crianças e jovens, com idades entre 7 e 12 anos, em situação de vulnerabilidade social. Sem fins lucrativos e tendo o surfista potiguar Italo Ferreira como patrono, a instituição tem como missão promover o esporte, em especial o surfe, enquanto oferece atividades educacionais para reforço escolar e se dedica à preservação do meio ambiente.

Italo Ferreira, o campeão mundial de surfe e primeiro medalhista de ouro da história olímpica do esporte, é uma inspiração em Baía Formosa. O Instituto nasceu da vontade de Italo e de sua família de retribuir à pequena vila, com pouco mais de 9 mil habitantes, onde o atleta foi criado, tudo o que o mar, a praia e o surfe proporcionaram em sua carreira profissional.

instituto 2
Crianças são introduzidas no esporte em projeto cujo patrono é Italo Ferreira - Foto: Reprodução

Para Italo, o lugar onde fica localizado o IFF tem significado especial. “Onde o Instituto foi construído tem uma história incrível. Era onde eu morava, onde minha avó morava e muitas coisas aconteceram né? Foi onde a minha avó acolheu a minha mãe e o meu pai, quando eles não tinham casa. E hoje é um Instituto, um projeto que ajuda o próximo, que dá uma direção, que dá uma luz e que isso realmente é algo muito prazeroso e gratificante pra mim como pessoa. Poder retribuir tudo o que vivi em Baía Formosa me motiva a ser um exemplo para essas crianças e suas famílias. Espero fazer muito mais”, diz ele.

instituto
Crianças são introduzidas no esporte em projeto cujo patrono é Italo Ferreira – Foto: Reprodução

O Instituto Italo Ferreira (IIF) foi inaugurado em 27 de outubro de 2022 com um propósito claro: oferecer conhecimento e oportunidades para as crianças do município. O IIF busca abrir novos horizontes para esses jovens por meio do surfe, educação e atividades sustentáveis, inspirados pelo campeão Italo Ferreira.

O instituto, que atualmente ocupa um espaço de 400 m², conta com salas de aula e instalações adequadas para o desenvolvimento de suas atividades. Além das aulas de surfe, os alunos recebem instruções em psicomotricidade, reforço em inglês, matemática e português, além de incentivo à leitura na biblioteca e atividades extracurriculares.

O pai do surfista, Luiz Ferreira, é o presidente do instituto. “Nossa família abraçou o sonho do Italo de ajudar as crianças da Baía Formosa e desde então temos trabalhado com empenho para proporcionar as melhores condições possíveis para o desenvolvimento de cada um. A nossa história envolve muita superação. Eu era pescador e nós passamos por muitas dificuldades, mas conseguimos dar a volta por cima e hoje atuamos de forma ativa na transformação social dos alunos atendidos, além de toda a preocupação que sempre tivemos com o meio ambiente”, conta ele.

A iniciativa tem parcerias com empresas como Banco BV, Adcos e IF15, que acreditam no trabalho do Instituto Italo Ferreira e investem na transformação social das crianças e adolescentes de Baía Formosa.

instituto 6
Crianças são introduzidas no esporte em projeto cujo patrono é Italo Ferreira – Foto: Reprodução

Projetos

O Instituto Italo Ferreira trabalha com três pilares: formação, sustentabilidade e esporte. Na formação, existe um projeto que tem como objetivo primordial enriquecer a educação de crianças, adolescentes e jovens em Baía Formosa, proporcionando oportunidades que, de outra forma, seriam escassas na cidade, através de reforço escolar, aulas de matemática, português, geografia e atividades correlatas

O segundo pilar do projeto se concentra na sustentabilidade, promovendo práticas socioeducativas que enriquecem o aprendizado de crianças, jovens e adolescentes. Isso é alcançado por meio de aulas que abordam vários aspectos, incluindo a proteção do meio ambiente, responsabilidade socioambiental, cursos profissionalizantes relacionados à reciclagem e reutilização de materiais, bem como ações e iniciativas de reflorestamento e preservação dos oceanos. O objetivo é imergir o nosso “Núcleo” nesse contexto, que, se adequadamente desenvolvido, pode ter um impacto significativo no futuro da humanidade

O terceiro pilar enfatiza o papel fundamental do esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. Este projeto inclui aulas práticas, competições infantis e amadoras, com o objetivo de proporcionar às crianças uma experiência direta com a natureza em um ambiente sustentável. Além disso, busca estabelecer políticas bem definidas que promovam aprimoramentos nas atitudes práticas relacionadas a questões socioambientais, indo além do aspecto teórico.

Crianças são introduzidas no esporte em projeto cujo patrono é Italo Ferreira - Foto: Reprodução
Crianças são introduzidas no esporte em projeto cujo patrono é Italo Ferreira – Foto: Reprodução

Cerca de 70 filhotes de tartaruga são soltos na praia de Maracajaú
Ação marca o fim da temporada de desova com foco na conservação da tartaruga de pente
14/07/2024 às 10:33
Graciele revela como engravidou com Zezé Di Camargo vasectomizado
Casal compartilha experiência e desafios da fertilização em rede social
14/07/2024 às 10:07
América garante vaga na próxima fase da Série D após vitória sobre Atlético-CE
Com duas cobranças de pênalti, Dragão conquista a primeira vitória fora de casa na competição
14/07/2024 às 08:57
Tobias, goleiro da invasão corintiana no Maracanã, morre aos 75 anos
Goleiro foi herói na "invasão corintiana" no Maracanã e na conquista do Paulistão de 1977
14/07/2024 às 08:06
Novas regras do TSE contra fake news para 2024 geram incertezas
Debate sobre moderação de conteúdo e responsabilidade das redes sociais ainda gera dúvidas
14/07/2024 às 07:38
Segurança de Trump é questionada após ataque em comício na Pensilvânia
Ex-presidente é ferido por atirador; investigação foca no Serviço Secreto e colaboração com FBI
14/07/2024 às 07:18
Ex-técnico da Seleção Brasileira e esposa ficam feridos após carro capotar na BR-116
Acidente ocorreeu em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba
13/07/2024 às 17:21
Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país
Estados e municípios devem intensificar vigilância
13/07/2024 às 16:55
Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde
Medida deve colaborar para transição energética
13/07/2024 às 15:57