BUSCAR
BUSCAR
Fome

Iêmen está em risco ‘iminente’ de sofrer pior fome do mundo em décadas, diz ONU

A declaração, que se segue a várias advertências da ONU nas últimas semanas, foi feita no momento em que os Estados Unidos cogitam incluir os rebeldes huthis em sua lista de "organizações terroristas", o que complicaria ainda mais a entrega de ajuda humanitária no Iêmen
Redação
20/11/2020 | 18:50

O Iêmen está em “perigo iminente” de sofrer “a pior fome que o mundo já conheceu em décadas” – advertiu o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira 20.

A declaração, que se segue a várias advertências da ONU nas últimas semanas, foi feita no momento em que os Estados Unidos cogitam incluir os rebeldes huthis em sua lista de “organizações terroristas”, o que complicaria ainda mais a entrega de ajuda humanitária no Iêmen.

Iêmen está em risco ‘iminente’ de sofrer pior fome do mundo em décadas, diz onu
Iemen está perto de sofrer pior fome do mundo- Foto: Reprodução / CB

“Na ausência de uma ação imediata, milhões de vidas podem ser perdidas”, enfatiza Guterres no texto.

O líder da ONU evocou, indiretamente, a ameaça americana.

“Peço a todos que evitem tomar medidas que possam piorar a já desesperada situação”, disse Gueterres, que insistiu no ponto em encontro posterior com a imprensa, após ser questionado sobre as intenções americanas relacionadas aos huthis.

Em uma “situação muito frágil” e enquanto são realizadas conversas entre as partes conflitantes na busca da paz, “acreditamos que toda iniciativa unilateral não seria provavelmente positiva. Não acredito que seja necessário fazer esse barco virar”, explicou o chefe da ONU.

Como motivos para uma maior ameaça de fome, Guterres fala de uma “redução drástica” no financiamento da ajuda coordenada pela ONU em relação a 2018 e a 2019, a instabilidade da moeda iemenita e o obstáculo colocado pelos rebeldes para ajudar trabalhadores no terreno.

“Peço a todos os que têm influência que atuem urgentemente nesses temas para evitar uma catástrofe. Do contrário, corremos o risco de uma tragédia não apenas na perda imediata de vidas, mas com consequências que terão repercussões no futuro”, alertou.

Se os Estados Unidos incluírem rebeldes iemenitas em sua lista, a interação com as autoridades huthis, a gestão dos impostos, o uso do sistema bancário, o pagamento de pessoal médico, a compra de alimentos e de combustível, assim como o acesso à Internet, poderão ser obstaculizados.

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Pacote de reformas, que deverá enfrentar uma oposição mais forte no Senado, daria ao Executivo o poder de reestruturar ou privatizar organismos públicos, por exemplo
30/04/2024 às 18:55
Grupo israelense vence concorrência de R$ 1 bi para fornecer blindados ao Exército
Elbit Systems teve melhor pontuação para vender 36 veículos obuseiros ao Brasil; militares temem que crise diplomática afete a escolha
29/04/2024 às 20:39
Pra ver e ouvir: Guerra Civil, nos cinemas, e Cowboy Carter, de Beyoncé
Confira dicas de conteúdos para assistir e ouvir
29/04/2024 às 08:35
Taylor Swift revela melancolia que assusta em “The Tortured Poets Department”
Novo álbum da cantora norte americana vai além das narrativas sobre ex-namorados
29/04/2024 às 08:34
Governo de Portugal nega existência de processo de reparação por crimes contra ex-colônias
Posicionamento é o primeiro desde que presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu reparar o Brasil por conta da escravidão
27/04/2024 às 17:50
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano
Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
27/04/2024 às 14:39
Relação comercial Argentina-China esfria sob governo de Javier Milei
Gestão do presidente argentino tem sido marcada por uma abordagem distinta em relação à China
27/04/2024 às 10:28
“Lei das 40 horas”: Chile inicia primeira fase de redução da jornada de trabalho
Total da jornada de trabalho era de 45 horas semanais
26/04/2024 às 21:43
Tribunal de Nova York reverte condenações de Harvey Weinstein por crimes sexuais
Corte de Apelações determinou um novo julgamento ao avaliar que o tribunal de primeira instância cometeu erros ao colher depoimentos
25/04/2024 às 10:55
Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo
24/04/2024 às 18:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.