BUSCAR
BUSCAR
Imunização
Idosos que vivem em asilo serão os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19 em Parnamirim
Para este início da vacinação, serão usadas doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan
Redação
19/01/2021 | 08:19

A Prefeitura de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, anunciou que vai começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira 19, às 15h. A imunização começará em um ato simbólico no Lar Espírita Alvorada Nova (Lean), um asilo localizado no bairro da Liberdade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a cerimônia no Lean, as 2.800 doses da vacina que Parnamirim recebeu do Ministério da Saúde para a 1ª aplicação serão encaminhadas para as unidades básicas de saúde.

Nos 27 postos espalhados pela cidade, pacientes começarão a receber a imunização na quarta-feira 20, às 10h. Uma 2ª dose deverá ser aplicada cerca de 28 dias depois.

De acordo com o plano municipal de vacinação, a primeira etapa de imunização acontecerá em três fases, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Na 1ª fase estão contemplados os trabalhadores da saúde que atuam diretamente na linha de frente no combate ao coronavírus, pessoas com 75 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais que vivem instituições de longa permanência (asilos), além da população indígena.

Na 2ª fase, serão inseridas as pessoas de 60 a 74 anos. Por fim, na 3ª fase, serão vacinadas pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, obstrutiva, crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Reportagem do Agora RN desta segunda-feira mostrou que as doses recebidas até agora pelo Estado só são suficientes para vacinar 10% do público idoso do Estado.

As vacinas estarão disponíveis para a população de Parnamirim atendendo aos critérios dos grupos prioritários de cada fase em 27 salas de vacinação espalhadas por todos os bairros do município, sendo 24 nas unidades básicas de saúde e três pontos fixos localizados na Maurício de Nassau da Cohabinal, na Lampadinha da BR e no Nordestão da Avenida Maria Lacerda em Nova Parnamirim.

Em um segundo momento, à medida que as doses da vacina forem sendo enviadas ao município, a Secretaria de Saúde estuda a realização da vacinação, também no estilo Drive Thru, aumentando a capacidade de imunização.

A secretaria disponibilizou ainda os telefones 3644-8106 e 3644-2553, para vacinação em condomínios para pessoas com dificuldade de locomoção, de acordo com agendamento prévio e atendendo aos critérios dos grupos prioritários.

As vacinas

Para este início da vacinação, serão usadas doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan que teve o uso emergencial aprovado neste domingo 17 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No início da manhã desta segunda, governadores receberam doses do imunizante do Ministério da Saúde. Mais de 82 mil doses foram enviadas ao Rio Grande do Norte.

Além da Coronavac, o Ministério da Saúde deve distribuir nos próximos dias cerca de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, que serão importadas de um laboratório da Índia.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.