BUSCAR
BUSCAR
Eleição

Desembargador Ibanez Monteiro é eleito presidente do TJRN para o biênio 2025-2026

Eleição foi realizada nesta quarta-feira 6
Redação
07/11/2024 | 12:42

A sessão do Tribunal Pleno do TJRN, nesta quarta-feira, 6, realizou a eleição da nova diretoria da Corte Estadual de Justiça, para o próximo biênio (2025-2026), para, entre outros cargos, os de presidente, vice-presidência e corregedor-geral de Justiça, os quais serão ocupados, respectivamente, pelo desembargador Ibanez Monteiro, Berenice Capuxu e Sandra Elali.

As funções de Ouvidor do Tribunal de Justiça serão exercidas pelo desembargador Saraiva Sobrinho e a direção da Escola de Magistratura (ESMARN), a Coordenação dos Juizados Especiais e Turmas de Uniformização e Jurisprudência, bem como a direção da Revista do Poder Judiciário (REPOJURN), serão ocupadas pelos desembargadores Amílcar Maia, Cornélio Alves e João Rebouças.

vmchmlykty whatsapp image 2024 11 06 at 110111
Desembargador Ibanez Monteiro é eleito presidente do TJRN para o biênio 2025-2026 - Foto: TJRN/Divulgação

A eleição, que seguiu as diretrizes do artigo 53 do Regimento Interno do TJRN, transcorreu de forma rápida, com os votos sendo proferidos à unanimidade para o preenchimento dos cargos. Os discursos iniciais dos eleitos destacaram a responsabilidade a ser mantida em todos os cargos da próxima gestão da instituição judiciária potiguar.

Leia também: Ibanez Monteiro deverá ser eleito presidente do TJRN nas próximas horas

“Estou pronto e grato pelo exercício da Presidência nos próximos dois anos”, pontuou o desembargador Ibanez Monteiro, ao ser seguido, pela desembargadora eleita para a Vice-Presidência, Berenice Capuxú e a desembargadora Sandra Elali, que será responsável pela Corregedoria-Geral de Justiça, ao reafirmarem o compromisso com a mesma qualidade dos serviços prestados pela Justiça Estadual potiguar ao longo dos últimos anos.

“Temos a consciência do quanto precisamos dos colegas. A Presidência depende disso. Resisti o quanto pude a essa indicação dos demais desembargadores, mas estou grato pela confiança nos próximos dois anos que toda Corte depositou”, salientou o novo presidente, que está no Tribunal de Justiça desde 2013, ao ser eleito à unanimidade pelos pares do Tribunal.

“Temos certeza que será uma gestão tão profícua quanto têm sido as anteriores. Estamos cada vez mais sendo um tribunal comprometido e preocupado em atender melhor à população”, enfatizou a desembargadora Berenice Capuxú.

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, parabenizou os novos gestores eleitos. “O Ministério Público reforça as palavras de parabéns aos novos dirigentes desembargador Ibanez, desembargadora Berenice e desembargadora Sandra para o biênio 2025-2026. Desejo uma administração profícua”, disse.

Em nome da Associação do Magistrados do Rio Grande do Norte, juiz Artur Cortez cumprimentou os eleitos. “Rogo a Deus pelo êxito do desembargador Ibanez Monteiro, da desembargadora Berenice, da desembargadora Sandra e dos dirigentes desta casa. Colocamo-nos, portanto, à disposição do Tribunal de Justiça, como sempre nos colocamos, para que continuemos bem servindo ao jurisdicionado potiguar, aos nossos colegas e a toda a sociedade. Também cumprimento aos demais embargadores pelos cargos assumidos nos demais postos”, disse o presidente da AMARN.

Trajetória de Ibanez Monteiro

O desembargador Ibanez Monteiro é natural de Santana do Matos, sendo juiz de Direito desde 5 de janeiro de 1985. Atuou como juiz do TRE/RN em 2002/2004. Foi corregedor regional eleitoral nos anos de 2016/2018, vice-diretor da Escola de Magistratura – ESMARN em diversos períodos. Publicou o livro “Sentença Transitada em julgado que Contraria Dispositivo Constitucional – Validade e Eficácia (Trabalho de conclusão do Curso de Especialização)”.

O novo gestor é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (1978-1982), com Especialização em Direito e Cidadania pela mesma instituição (1997-1998). No atual biênio, ocupa a função de presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – TJRN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hospitais universitários do RN realizarão mutirão de cirurgias e exames neste sábado
Ação nacional da Rede Ebserh amplia acesso à saúde pública, beneficiando pacientes
12/12/2024 às 16:27
Ministério das Comunicações investe R$ 214,5 mi para expansão de internet banda larga em 416 favelas do Nordeste
BNDES operacionalizará o crédito para Brisanet ampliar o acesso para 613 mil pessoas do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte
12/12/2024 às 16:21
Operação da PF investiga crimes de abuso sexual infantojuvenil
Crimes investigados estão tipificados no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas somadas chegam dez anos de reclusão.
12/12/2024 às 16:13
Criança que foi atropelada em lanchonete em Parnamirim passa por cirurgia
De acordo com o pai da criança, o menino está estável mas corre o risco de ser amputado
12/12/2024 às 15:54
Açude em Timbaúba dos Batistas recebe licença ambiental
Reservatório terá capacidade para acumular um volume de 925.263,94 m³ de água.
12/12/2024 às 15:29
Revisão de taxas da Vigilância Sanitária é aprovada na Câmara
Taxa de Vigilância Sanitária será calculada com base na área construída ou ocupada do estabelecimento sujeito às ações do órgão
12/12/2024 às 14:52
Morre aos 71 anos o artista plástico Vatenor de Oliveira
Artista estava internado por problemas decorrentes de um acidente vascular cerebral
12/12/2024 às 14:44
Carro invade lanchonete e atropela clientes na Grande Natal; Criança teve a perna dilacerada
Criança de apenas três anos teve uma perna dilacerada e o fêmur quebrado no atropelamento
12/12/2024 às 13:43
CCJ da Assembleia derruba emenda e projeto que reajusta ICMS segue para o plenário
Na CCJ, a relatoria coube a deputada estadual Isolda Dantas (PT)
12/12/2024 às 13:14
Fátima Bezerra preside reunião do Consórcio Nordeste
Governadora fez discurso em defesa das pautas prioritárias do Nordeste e votos de pronto-restabelecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
12/12/2024 às 11:47