11/10/2023 | 05:00
Apesar de liderar várias pesquisas de intenção de voto com algo em torno de 30%, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves não consegue atrair nomes para montar uma forte nominata e fazer seu PSD forte em Natal.
Com 30 pré-candidatos a vereador, o grupo “Pensando Natal” buscava um partido com tempo de TV e fundo eleitoral.
A presidente estadual do PDT, ex-deputada estadual Márcia Maia, garantiu que não será candidata e vai apoiar os nomes da sigla. Em 2022, Márcia teve 8 mil votos na capital para deputada federal. Como é diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Márcia deve levar a sigla para o arco de alianças com o PT, que apoia a deputada federal Natália Bonavides para prefeita.
Dentro do grupo, a ala que defende o apoio a Natália é minoritária. Os demais acreditam que o PDT vai permitir que os pré-candidatos tenham liberdade para apoiar outros nomes.
Sem efeito
Foi exigência do deputado federal João Maia, agora integrante da base do Governo Lula, tornar sem efeito a indicação do colega Benes Leocádio para a coordenação do Dnocs no Rio Grande do Norte. João sabe que não ficaria com a superitendência da Funasa, onde conseguiu perfurar vários poços em 2022. Agora, combinado com o ex-deputado Beto Rosado (PP), quer o Dnocs. Benes ficou com a Superitência da Codevasf no RN.
Sob nova direção
O MDB de Natal ganhará uma vereadora: Ana Paula, que deixa o Solidariedade. O ex-vereador Júlio Protásio, marido dela, vai coordenar a nominata, que deve apresentar 30 nomes. Líderes políticos e comunitários assinaram ficha de filiação ontem na sede do MDB, que contou com as presenças do vice-governador Walter Alves e do ex-governador Garibaldi Filho, nomes históricos do partido. Júlio publicou que a nominata não vai mais para o Avante, mas agradeceu ao empresário Jorge do Rosário.
Novos rumos
O presidente da Câmara Municipal do Natal, Ériko Jácome, teve um encontro nesta semana com Walter Alves. Agradeceu o tempo no MDB, mas comunicou que vai dirigir o PP em Natal, onde terá carta branca do grupo. Ériko montará uma nominata com 30 nomes. Apenas ele de mandato concorrerá. A ideia é fazer no mínimo dois nomes: ele mais um.
A favor da vida
Bolsonarista, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) convoca potiguares para a “Marcha contra o Aborto e a favor da Vida”, que será realizada amanhã, às 15h, em frente ao shopping Midway Mall. A Igreja Católica também anda fazendo a mesma campanha em missas e canais das paróquias pelo Estado. Falta saber se a turma da Igreja Católica vai prestigiar a marcha organizada pelo bolsonarismo com a mesma finalidade.
*Publicado originalmente na edição impressa do AGORA RN desta quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023.