BUSCAR
BUSCAR
Medida
Governo restringe o fechamento de leitos de internação para Covid-19
Governo do Rio Grande do Norte publicou portaria que disciplina o fechamento de leitos clínicos e críticos voltados ao atendimento de pacientes acometidos pela doença viral em todo o território potiguar
Redação
15/07/2020 | 23:52

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta-feira (15) portaria que disciplina o fechamento de leitos clínicos e críticos voltados ao atendimento à Covid-19 no território potiguar. O texto obriga que os municípios ou hospitais privados informem ao Executivo Estadual sobre o fechamento de leitos.

A portaria ocorre no dia seguinte às declarações do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), sobre o fechamento de leitos para Covid-19 em unidades hospitalares municipais. Em entrevistas para a imprensa, o prefeito falou sobre a possibilidade encerrar vagas nos hospitais de Natal e de Campanha.

Ainda nesta quarta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contra o fechamento de leitos. O órgão alerta que não há respaldo científico para fechamento.

Pela portaria estadual, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, o município ou hospital privado que pretender desativar leito para tratamento de Covid-19 terá de comunicar à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com antecedência mínima de 72 horas. O Governo do Estado, inclusive, poderá recomendar em até 48 horas que o leito não seja fechado.

Para a avaliar a possibilidade de fechamento do leito, o Estado vai analisar as informações sobre os dados epidemiológico de evolução da doença. Caso a solicitação não seja acatada, o Secretário de Estado de Saúde Pública poderá determinar a requisição administrativa do leito hospitalar, em se tratando de bens particulares, bem como adotar todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis à manutenção dos leitos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.