BUSCAR
BUSCAR
Política

Governo apresenta à ALRN projeto para atualizar Programa Estadual de PPPs

Texto prevê mais segurança jurídica para investidores e segue para discussão entre os deputados
Redação
18/05/2023 | 12:35

O Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira 17 à Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) o Projeto de Lei que institui o Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A proposta é estabelecer novo regramento jurídico destinado a fomentar, ampliar e fortalecer as interações entre o Estado e a iniciativa privada, introduzindo marco legal para promover, de modo eficiente e eficaz, a atração de investimentos privados, em projetos de reconhecido interesse para o provimento das necessidades públicas.

Representando o Executivo Estadual, o secretário da Administração, Pedro Lopes, e o assessor Especial de Governo, Altair Rocha, explanaram sobre as principais diferenças entre a Lei Complementar nº 307, de 11 de outubro de 2005, que versa sobre normas específicas para licitação e contratação de PPP no âmbito do RN, e a proposição para sua atualização.

WhatsApp Image 2023 05 18 at 10.34.17
Governo do Estado e Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) - Foto: João Gilberto

“Estamos apresentando uma nova proposta de marco de PPP para o RN, mais ampliada e detalhada, conferindo mais mecanismo de transparência e de controle. A proposição é mais robusta em relação à legislação de 2005, visando conferir novos elementos para trazer mais segurança jurídica para o investidor”, explicou Pedro Lopes.

O assessor Altair Rocha detalhou duas das principais modificações entre a LC 307 e o novo texto. “A primeira é quanto ao planejamento. Com esse novo projeto de lei, nós temos um grande reforço na fase que antecede a celebração de uma PPP: a obrigação estabelecida ao Estado de planejar de maneira amiúde aquela parceria a qual pretende fazer. Assim, se faz necessário a elaboração de diversos estudos para garantir a viabilidade econômica do particular e a viabilidade socioeconômica para o Estado, para a sociedade potiguar”, disse.

O outro grande diferencial diz respeito à operacionalização das PPPs. “Nesse sentimento de garantir uma maior segurança jurídica, a nova legislação estabelece que obrigatoriamente toda PPP tem que ter previsão sobre reequilibro econômico-financeiro, previsão sobre os fatos que vão caracterizar a inadimplência, inclusive do parceiro público, enfim, tem que ter uma série de previsões”, completou Rocha.

O projeto em debate coloca como opções de PPPs a prestação de serviços públicos; a construção, ampliação, manutenção, reforma e gestão de instalações de uso público em geral, bem como de terminais estaduais e de vias públicas; realização de atividades de interesse público; implantação e gestão de empreendimento público; exploração de bem público; exploração de direitos de natureza imaterial de titularidade do Estado; atividades nas áreas de educação, saúde, assistência social, transportes públicos, saneamento básico, segurança, sistema penitenciário, justiça, ciência, pesquisa, tecnologia, indústria, turismo, entre outros.

A reunião contou com as presenças dos deputados estaduais Coronel Azevedo (PL) – que é presidente da CFF, George Soares (PV), Luiz Eduardo (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Tomba Farias (PSDB) e Isolda Dantas (PT). Participaram também do debate os representantes do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais no RN, Jean Valério e Vagner Araújo.

Para o relator do projeto na Comissão, deputado estadual Tomba Farias (PSDB), o encontro foi fundamental para a conclusão do texto, que deve ser votado em breve pelo colegiado. “Conseguimos tirar muitas dúvidas e estamos aptos a receber sugestões dos demais colegas parlamentares para fazermos um bom relatório para todas as partes, para o Governo e para quem vier investir. Que seja um projeto que dê segurança jurídica a todos, que ajude a gerar emprego e renda e que ajude a tirar o Estado dessa dificuldade financeira em que se encontra”, disse.

“Esse debate é um passo importante, uma vez que o Estado sozinho não vai resolver muitos dos problemas que nós temos, principalmente de investimentos e infraestrutura. Sabemos da situação econômica delicada do Estado, ao ponto em que atrair a iniciativa privada para investir é o caminho para avançarmos, desde que seja feito com muita transparência”, corroborou Jean Valério, presidente do LIDE RN.

Polícia Federal vai aos EUA para investigar caso das joias e cartões de vacina de Bolsonaro
Pelo menos um agente da polícia e um delegado embarcaram com destino aos Estados Unidos para coletar informações sobre Bolsonaro
25/04/2024 às 16:35
Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal
Pesquisas recentes mostram queda na aprovação do presidente e refletem na intenção de votos para a pré-candidata à Prefeitura de Natal, que tem Lula como padrinho político
25/04/2024 às 08:13
MMA e Consórcio Nordeste firmam parceria para criação de fundo de conservação da Caatinga
Ministra Marina Silva e governadora Fátima Bezerra se reúnem em Brasília para discutir iniciativa que visa a sustentabilidade e preservação do bioma
25/04/2024 às 07:55
“Esperava a mesma atenção que tive com ele”, diz Allyson Bezerra sobre Rogério Marinho
Prefeito de Mossoró afirma que se distanciou do senador por causa da cobrança de Rogério para que PL indicasse vice na chapa de reeleição
25/04/2024 às 07:23
OAB entrega a PEC da Sustentação Oral no STF para Pacheco
Texto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB em 15 de abril, com o apoio das 27 seccionais
24/04/2024 às 21:12
Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle
Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas
24/04/2024 às 17:49
Álvaro Dias descarta Joanna Guerra e promete anunciar apoio a Carlos Eduardo ou Paulinho em maio
Em entrevista a uma rádio, Álvaro Dias declarou que preferia indicar a secretária de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), mas o nome dela não emplacou.
24/04/2024 às 17:44
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
24/04/2024 às 17:44
Ex-prefeita de Sítio Novo recebe ameaça de facção e diz é fake news de adversários
Ex-prefeita Wanira Brasil, do município de Sítio Novo publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira 24 desmentindo ameaças de facção criminosa
24/04/2024 às 17:34
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval
Projeto de Lei que reconhece como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval foi sancionado pelo presidente Lula nesta quarta-feira 24
24/04/2024 às 17:25
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.