BUSCAR
BUSCAR
Informe Publicitário
Governadora assina ordem de serviço para construção de IERN em Alexandria
Governo do RN já assinou ordem de serviço para quatro IERNs, de um total de 12 unidades
Redação
04/06/2022 | 08:50

Unidades referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual de ensino são realidade no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra assinou as ordens de serviço para construção de mais duas unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) nos municípios de Alexandria (Alto Oeste), nessa quinta-feira, e Umarizal, nessa sexta-feira (3). São quatro unidades, até este domingo (5), com ordem de serviço assinadas. Ao todo, serão 12 unidades construídas no estado.

“Valeu o sonho e valeu a luta. Construir a Escola Técnica aqui em Alexandria, através do IERN, significa realizar um sonho de gerações. Eu acompanho essa luta desde a década de 90, portanto uma imensa alegria como professora, hoje na condição de governadora, estar realizando esse sonho. Esta não é uma escola qualquer. O IERN vai preparar nossa juventude para a vida e para o mundo do trabalho, assegurando a formação geral e a preparação profissional”, afirmou a chefe do poder executivo estadual durante a assinatura da ordem de serviço do IERN de Alexandria.

A solenidade ocorreu na Escola Estadual Waldemar Veras, no mesmo auditório onde a governadora, em julho do ano passado, inaugurou as obras de reforma e ampliação da escola, que é uma das mais tradicionais da região, e confirmou Alexandria como uma das 12 cidades do Rio Grande do Norte contempladas com uma unidade do IERN.

O investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões na estrutura física e equipamentos. “Vamos construir aqui um dos 12 IERNs que serão implementados em todo o Estado. Os institutos irão ser somados às onze escolas profissionalizantes já existentes para que possamos fortalecer a rede estadual de educação profissional. As novas escolas terão prédios adequados e equipamentos de última geração para uma educação de qualidade”, informou a governadora.

O terreno que sediará o Instituto está localizado na rua Santo Antônio, marginal da RN 117, s/n, bairro Novo Horizonte, em Alexandria.
Os 12 campi seguirão o mesmo modelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), agora em nível estadual. Ao todo, o Governo do RN vai investir R$ 114 milhões. Cada unidade terá área mínima de 8 mil metros quadrados e a previsão de conclusão é de oito meses.

“Inspirados nos Institutos Federais, iremos entregar à comunidade algo que ela vai poder construir o seu futuro a partir do que ela quer ser. A inovação e a tecnologia vai ajudar a encontrar soluções locais e regionais”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques.

“Esse é um momento histórico para o município de Alexandria”, disse a diretora da Escola Estadual Waldemar de Sousa, Maria José (Zeza), que atende mais de 370 estudantes da cidade. “Essa é a nossa casa. Um ambiente educativo digno do compromisso que o Governo do Estado está tendo com a educação oferecida aos nossos estudantes”, enfatizou.

Os campi terão a capacidade para atender 1.080 estudantes distribuídos em três turnos. A escolha dos cursos levará em conta a cadeia produtiva e potencial econômico de cada localidade. A previsão é que as aulas comecem em 2023.

Acompanharam a governadora na solenidade os secretários Getúlio Marques (Educação), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Alexandre Lima (Sedraf), a adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista (GAC); a diretora da 15ª Regional de Educação e Cultura, com sede em Pau dos Ferros; vice-diretora da escola estadual Waldemar Veras, Maria Aparecida Vieira, a diretora da Fapern, Maria Lúcia Sampaio; e a diretora do DER, Natércia Nunes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.