BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Freitas desiste de ser candidato a prefeito para apoiar Jean Paul
Consultor na área de gestão ambiental, Freitas Júnior disse ao Agora RN que escolheu apoiar Jean Paul para prefeito de Natal porque viu no pré-candidato do PT um defensor do desenvolvimento sustentável
Redação
13/08/2020 | 00:08

O pré-candidato da Rede Sustentabilidade à Prefeitura do Natal, Freitas Júnior, anunciou nesta quarta-feira (12) que desistiu de concorrer ao cargo e que vai apoiar o pré-candidato do PT, Jean Paul Prates. Agora, Freitas Júnior pretende ser candidato a vereador nas eleições de 2020. Em convenção, a Rede vai definir se terá outro candidato ou se vai se coligar ao PT.

Consultor na área de gestão ambiental, Freitas Júnior disse ao Agora RN que escolheu apoiar Jean Paul Prates para prefeito de Natal porque viu no pré-candidato do PT um defensor do desenvolvimento sustentável – a principal bandeira da Rede. Pesou na decisão o fato de a Rede não ter alcançado nas últimas eleições a cláusula de barreira, o que dificultaria a campanha este ano, já que o partido não terá, por exemplo, tempo na propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Também ambientalista, Jean Paul Prates liderou na década passada um projeto para estimular a produção, no Rio Grande do Norte, de energia limpa. Hoje, o Estado é líder nacional na produção de energia eólica.

“Temos uma identificação muito forte nas pautas de energias renováveis e demais questões ambientais. Esse gesto representa uma preocupação com o desenvolvimento sustentável”, disse Freitas.

Freitas Júnior defendeu a união de projetos políticos de cunho progressista em torno da temática ambiental. Ele criticou a atual gestão, do prefeito Álvaro Dias, por defender a aprovação rápida do novo Plano Diretor de Natal – que vai modificar regras para a ocupação do solo e para construções na cidade.

“A tendência, pela discussão atual, é que a gente tenha atrasos em questões muito caras aos ambientalistas, como a verticalização, o adensamento de áreas próximas ao Parque das Dunas, a verticalização da Praia do Meio, a ausência de regulamentação das zonas de proteção ambiental… A gente entende que Jean Paul tem essa sensibilidade ambiental, esses compromissos”, afirmou Freitas.

O membro da Rede Sustentabilidade no RN disse também que a retirada de sua pré-candidatura a prefeito é uma forma de fortalecer um projeto que “vá na contramão do obscurantismo” representado, segundo ele, por Álvaro Dias. “Entendemos que Jean Paul é uma candidatura progressista e que tem preocupação com questões sociais e com educação pública, como têm sido as pautas históricas nossas”, complementou.

Em sua convenção – que terá de acontecer em alguma data entre 31 de agosto e 16 de setembro –, a Rede vai definir se o partido como um todo vai apoiar Jean Paul Prates ou se seguirá outro caminho. “Essa decisão de hoje foi uma decisão minha e de alguns pré-candidatos. A definição da Rede ainda está sendo amadurecida internamente. E ainda tem o prazo das convenções”, ressaltou. A tendência, contudo, é que a Rede apoie o PT.

Em 2016, Freitas Júnior foi candidato a prefeito de Natal também pela Rede Sustentabilidade. Na oportunidade, obteve 970 votos, ficando em 7º lugar na disputa. Dois anos depois, em 2018, disputou o Governo do Estado e conseguiu 9.067 votos, terminando em 6º lugar no primeiro turno. No segundo, apoiou Fátima Bezerra (PT), que acabou eleita e hoje é governadora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.