BUSCAR
BUSCAR
Audiovisual

FINC chega à 16ª edição com 38 filmes e programação para toda a comunidade

Evento reúne mostras potiguares, nacionais e internacionais, além de feirinha, música e ações de formação para jovens da rede pública
Redação
28/11/2025 | 08:52

A 16ª edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – acontece neste fim de semana, no Espaço Arteco Camp, em Baía Formosa. Ao todo, 38 filmes, majoritariamente potiguares, integram a programação oficial do evento, que se consolida como um dos mais longevos projetos audiovisuais em atividade no Rio Grande do Norte. Serão mais de dez horas de atividades culturais gratuitas e abertas ao público.

A programação reúne diferentes mostras: 90 Segundos, com filmes de 1 minuto e 30 segundos; Pérolas do RN, dedicada a obras conectadas ao território potiguar; Mostra Potiguar, com produções de realizadores do estado; e a Mostra IFRN, com trabalhos desenvolvidos por estudantes do Instituto.

14 FINC BAIA FORMOSA CREDITO POTIMIDIA (2)
Baía Formosa recebe 16ª edição com programação diversa. Foto: Potimídia

A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira 28, às 18h, no Arteco Camp, com exibições nacionais, internacionais e potiguares divididas em duas salas ao ar livre – a Tela Baía Formosa e a Tela Cajueiro. O público também terá acesso à feirinha de artesanato, praça de alimentação, espaço de educação ambiental e show de encerramento com a DJ Tammi Matias.

No sábado 29, a programação começa mais cedo: às 15h, acontece a Corrida das Águas, em parceria com o projeto Swell, que promove esporte e educação entre crianças e jovens de Baía Formosa. À noite, a partir das 18h, seguem as sessões de filmes, a cerimônia de premiação e o encerramento do festival com o show da cantora Carol Sant’anna, que apresenta um repertório de pop rock inspirado em trilhas de filmes internacionais.

Comunidade e formação

O envolvimento da comunidade continua sendo um dos pilares do FINC. O festival abriga uma feirinha de empreendedores locais e uma praça de alimentação organizada por moradores e empresários da cidade. Além disso, o programa de voluntariado contará com 30 jovens da rede pública estadual, capacitados para atuar na recepção, produção e nos bastidores do evento, oferecendo uma vivência direta na realização de um festival internacional de cinema.

O FINC é uma realização da GREMI Film e da Dragmor, com apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa.

PROGRAMAÇÃO — FINC 2025

SEXTA-FEIRA — 28 DE NOVEMBRO

Local: Arteco Camp – Baía Formosa

TELA PRINCIPAL – BAÍA FORMOSA
18h – Abertura oficial
18h30 – Mostra Potiguar
19h30 – Mostra Pérolas do RN
20h25 – Mostra Especial IFRN
20h50 – Mostra 90 Segundos – IFRN
21h05 – Mostra 90 Segundos – Tema Água
21h30 – Filme My Way to Paradise
22h – Show: DJ Tammi Matias

TELA CAJUEIRO
18h30 – Mostra Tela Verde
18h55 – Debate
19h10 – Filme G20 Building Bridges
19h45 – A Nave que Nunca Pousa
20h – Mostra Infantil
20h50 – Encerramento


SÁBADO — 29 DE NOVEMBRO

15h – Corrida das Águas (Mirante de Baía Formosa)

TELA PRINCIPAL – BAÍA FORMOSA
18h – Abertura
18h10 – Filme Brazilian Artists in the Big Apple
19h10 – Mostra Potiguar
20h05 – Mostra Pérolas do RN
21h – Mostra 90 Segundos – Tema Água
21h20 – Cerimônia de premiação
22h15 – Show: Carol Sant’anna

TELA CAJUEIRO
19h – Filme Romeu e Julieta no Alto Paraguaçu
19h15 – Mostra Infantil
20h20 – Mostra 90 Segundos – IFRN
20h40 – Encerramento